MJSP regulamenta cadastro nacional de Celulares com Restrição

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria nesta segunda-feira (14) que regulamenta o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR).

O cadastro faz parte do Programa Celular Seguro, que está disponível como aplicativo, e ajuda os cidadãos que pensam em comprar um aparelho de segunda mão, já que oferece um meio de consulta aos registros de roubo, furto ou extravio de celulares em todo o país.

Agora, além dos registros do próprio Celular Seguro, o CNCR incluirá a Base Nacional do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), gerenciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO), que permitirá consultas unificadas tanto pelos órgãos de segurança pública quanto pelos consumidores.

O objetivo é agilizar a recuperação de celulares roubados e evitar que aparelhos com restrição sejam reutilizados ou comercializados de forma errada.

Segundo a portaria, a coordenação e gestão do Cadastro cabem à Secretaria-Executiva do MJSP, que em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) também atua na articulação com os estados para o aprimoramento dos registros de ocorrências.

*Sob supervisão de AR.

Chá de ipê: veja benefícios da infusão anti-inflamatória de pau d’arco

Resgatado por quem aposta em práticas naturais para cuidar da saúde, um chá de origem sul-americana chama atenção por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e...

OMS passa a recomendar injeção semestral para a prevenção do HIV

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (14/7) a recomendação do lenacapavir injetável como forma de prevenir o HIV. A injeção semestral...

Bolsonaro confessou intento golpista ao cogitar medida autoritária, diz PGR

A PGR (Procuradoria-Geral da República) afirmou nesta segunda-feira (14) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confessou suas intenções antidemocráticas quando disse em interrogatório no...