MJSP regulamenta cadastro nacional de Celulares com Restrição

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria nesta segunda-feira (14) que regulamenta o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR).

O cadastro faz parte do Programa Celular Seguro, que está disponível como aplicativo, e ajuda os cidadãos que pensam em comprar um aparelho de segunda mão, já que oferece um meio de consulta aos registros de roubo, furto ou extravio de celulares em todo o país.

Agora, além dos registros do próprio Celular Seguro, o CNCR incluirá a Base Nacional do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), gerenciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO), que permitirá consultas unificadas tanto pelos órgãos de segurança pública quanto pelos consumidores.

O objetivo é agilizar a recuperação de celulares roubados e evitar que aparelhos com restrição sejam reutilizados ou comercializados de forma errada.

Segundo a portaria, a coordenação e gestão do Cadastro cabem à Secretaria-Executiva do MJSP, que em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) também atua na articulação com os estados para o aprimoramento dos registros de ocorrências.

*Sob supervisão de AR.

Suspeito de matar vereador e assessor a tiros é preso na Bahia

O suspeito de envolvimento direto no duplo homicídio do vereador de Santo Amaro, Gleiber da Mota Fernandes, e de seu assessor parlamentar, Diego Castro...

Bahia bate recorde com venda de jovem da base, que supera Talisca

A venda do atacante Tiago, de apenas 20 anos, para o Orlando City, dos Estados Unidos, se tornou a maior venda de um jogador...

Teto da casa de Amanda Kimberlly, mãe da filha de Neymar, desaba em SP

A influenciadora Amanda Kimberlly, 31, usou as redes sociais para mostrar um “presente de Natal” nada agradável que chegou antes da hora. Na segunda-feira...