MJSP regulamenta cadastro nacional de Celulares com Restrição

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria nesta segunda-feira (14) que regulamenta o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR).

O cadastro faz parte do Programa Celular Seguro, que está disponível como aplicativo, e ajuda os cidadãos que pensam em comprar um aparelho de segunda mão, já que oferece um meio de consulta aos registros de roubo, furto ou extravio de celulares em todo o país.

Agora, além dos registros do próprio Celular Seguro, o CNCR incluirá a Base Nacional do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), gerenciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO), que permitirá consultas unificadas tanto pelos órgãos de segurança pública quanto pelos consumidores.

O objetivo é agilizar a recuperação de celulares roubados e evitar que aparelhos com restrição sejam reutilizados ou comercializados de forma errada.

Segundo a portaria, a coordenação e gestão do Cadastro cabem à Secretaria-Executiva do MJSP, que em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) também atua na articulação com os estados para o aprimoramento dos registros de ocorrências.

*Sob supervisão de AR.

Alckmin se reúne com empresários e articula reação ao tarifaço: “Queremos resolver”

O vice-presidente Geraldo Alckmin se reuniu nesta terça-feira (15/7) com representantes da indústria para discutir as novas tarifas de até 50% impostas pelos Estados...

Brasileiros reagem com memes após Wagner Moura ficar fora dos indicados ao Emmy

É o fim de um sonho! Nesta terça-feira (15/7), brasileiros aguardavam com expectativa a possível indicação de Wagner Moura ao Emmy. No entanto, o...

Saiba o que acontece com o patrimônio de Virginia e Zé Felipe após o divórcio

O processo de divórcio entre Virginia Fonseca e Zé Felipe chegou ao fim após um acordo amigável. No entanto, uma das questões mais sensíveis...