Diante de uma plateia predominante do mercado financeiro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, criticou o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e questionou a hegemonia do dólar nas transações globais.
Em uma síntese de seu discurso, o ministro afirmou: “Moeda é confiança, não é vontade nem de Trump e nem de ninguém”. A declaração ocorreu durante o evento Expert XP, na capital paulista.
Renan Filho explicou que as mercadorias são comercializadas na moeda americana, pois ela possui confiança, mas que esse quadro eventualmente pode se reverter ao decorrer do tempo.
“Moeda não se impõe, nenhuma. As pessoas comercializam seus produtos em dólar porque o dólar gera confiança. Então, se o dólar perder a confiança porque os EUA geram déficits fiscais sucessivos anuais crescentes, não será o Trump nem nenhum outro presidente que vai impor o comércio em dólar”, ressaltou.
O ministro elogiou o trabalho do governo brasileiro diante das negociações com os americanos e ressaltou o esforço do vice-presidente Geraldo Alckmin. Além disso, saiu em apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua defesa da soberania nacional.