Mundial de Clubes: como os esportes dos EUA invadiram vestuário de times de futebol?

Soccer ou football? Esse é um dos debates esportivos — e também linguísticos — mais comuns do meio. Apesar das diferenças, as modalidades se uniram em meio à Copa do Mundo de Clubes. E não foi só o futebol americano que entrou nessa jogada, como os demais esportes dos Estados Unidos.

Isso porque grande parte dos clubes que disputam a competição internacional aproveitaram a estadia em solo norte-americano para criar ou reforçar os vínculos com a população local. E qual a melhor maneira de fazê-lo, senão por meio dos esportes?

Veja as fotos

Reprodução/FIFA
Reprodução/FIFA
Reprodução/Real Madrid
A dupla Vini Jr e Bellingham voltou protagonizar com a camisa do Real Madrid.Reprodução/Real Madrid
Vitor Silva/Botafogo
Vitor Silva/Botafogo
Gilvan de Souza/Flamengo
Gilvan de Souza/Flamengo
Germán Cano comemora gol do Fluminense sobre a Inter de Milão no Mundial de Clubes - Reprodução: X/@fifaworldcup_pt
Germán Cano comemora o primeiro gol do Fluminense sobre a Inter de Milão no Mundial de ClubesGermán Cano comemora gol do Fluminense sobre a Inter de Milão no Mundial de Clubes – Reprodução: X/@fifaworldcup_pt
Reprodução/Instagram: @palmeiras
Abel Ferreira usa neurociência para ajudar jogadores do PalmeirasReprodução/Instagram: @palmeiras
Malcom comemora o gol do Al-Hilal na partida contra o City no Mundial de Clubes - Reprodução/Instagram:@Alhilal_FC
MalcomMalcom comemora o gol do Al-Hilal na partida contra o City no Mundial de Clubes – Reprodução/Instagram:@Alhilal_FC
Reprodução/x: @FIFACWC
Classificados para as quartas de final da Copa do Mundo de ClubesReprodução/x: @FIFACWC

E a inspiração foi clara! Das cores aos estilos, times de toda parte do planeta cederam agulha, linha e muita liberdade criativa para a readaptação. Assim, os tradicionais uniformes com escudo, logo do patrocinador e da fornecedora esportiva ganharam novos detalhes.

Diferentes estilos, mesma paixão

A diversidade esportiva e cultural dos Estados Unidos permitiu modelos visualmente semelhantes, enquanto outros destoam drasticamente. Há coleções inspiradas no basquete, skate, hockey, golfe e mais. Bonés e outros acessórios também entraram na jogada.

Os clubes patrocinados pela adidas, por exemplo, adotaram templates comuns ao beisebol. É o caso do Bayern de Munique, que teve os veteranos Thomas Muller e Manuel Neuer como modelos da vestimenta do Gigante da Baviera na modalidade.

Veja as fotos

Gilvan de Souza/Flamengo
Pedro e Luiz Araújo com a coleção especial do Flamengo.Gilvan de Souza/Flamengo
URU4Boky foto leo dias 13
Reprodução/adidas
Jude Bellingham e Kyllian Mbappé com a coleção especial do Real Madrid.Reprodução/adidas
Reprodução/Bayern de Munique
Neuer e Gnabry posaram com as camisas do Bayern inspiradas no beisebol.Reprodução/Bayern de Munique

No Flamengo, os jogadores chegaram para as partidas do Mundial de Clubes com o uniforme no mesmo estilo — mas com cores distintas do algoz alemão. Mbappé, Vini Jr, e Bellingham posaram com roupas do Real Madrid no estilo “varsity”, referência aos esportes universitários dos EUA.

Os clubes que vestem Nike também receberam novos kits. O Chelsea, por exemplo, vestiu um modelo em parceria com a NFL, liga de futebol americano. O Paris Saint-Germain, que conta ainda com a parceria com a Jordan, sub-marca da Nike, já é mais acostumado com o estilo streetwear. E a pegada das ruas se manteve, com adição das camisas casuais, inspiradas na NFL e até parceria no surf.

Veja as fotos

Reprodução/PSG e Chelsea
PSG e Chelsea também tiveram novidades no armário.Reprodução/PSG e Chelsea
Vitor Silva/Botafogo
Botafogo substituiu o preto e branco pelo roxo e amarelo do Los Angeles Lakers.Vitor Silva/Botafogo

De volta ao Brasil, o Botafogo abriu mão do tradicional preto e branco para uma combinação que, em um primeiro momento, pode parecer inusitada. No entanto, o amarelo com roxo na camisa no estilo de basquete tem referência clara: o Los Angeles Lakers, o segundo maior campeão da NBA.

Por fim, vale lembrar que a Copa do Mundo de Seleções de 2026 também será disputada nos Estados Unidos. É provável que os amantes de futebol, moda e choques culturais sejam surpreendidos com novas combinações no vestuário.



Fonte: Portal LEODIAS

Neymar brinca com comentário sobre filhas gastarem sua fortuna: “Vão ter que fazer força”

Neymar Jr. movimentou as redes sociais neste final de semana ao publicar pela primeira vez uma foto ao lado das filhas Mavie, de 1...

Whindersson Nunes se transforma no Chapeleiro Maluco com produção de maquiadora

Whindersson Nunes surpreendeu os seguidores ao encarnar o Chapeleiro Maluco, personagem icônico de “Alice no País das Maravilhas”. Em uma superprodução, o humorista recriou...

Haddad adota medidas para cortar gastos do Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, adotou uma série de medidas voltadas à racionalização de gastos e à redução de despesas da própria pasta...