Não há instituições capazes de mediar negociações de paz, diz Lula

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não existem instituições capazes de mediar negociações de paz na atual configuração global. No Brics, o chefe do Executivo disse nesta segunda-feira (7) que a ONU (Organização das Nações Unidas) perdeu credibilidade para negociar os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio.

“Ninguém pede licença para fazer guerra. Toma a decisão e vai fazendo. Depois, a ONU perde credibilidade para negociar. Quem negocia a guerra entre Rússia e Ucrânia? Não tem uma instituição capaz de sentar na mesa com os dois que estão em guerra, fazer uma avaliação e fazer uma proposta”, afirmou Lula.

Em conversa com jornalistas, o presidente disse também que a ONU não tem capacidade para negociar a paz porque há membros permanentes do Conselho de Segurança envolvidos em conflitos. O órgão tem cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

Na 17° cúpula do Brics, Lula defendeu a reforma do Conselho de Segurança da ONU, a partir da inclusão de novos membros permanentes da Ásia, da África e da América Latina e do Caribe.

“O Conselho de Segurança da ONU, que deveria evitar que essas guerras acontecessem, são os promotores [de conflito]”, disse Lula em referência a Rússia e aos Estados Unidos.

Na reunião do Brics realizada no último domingo (6), Lula voltou a defender a criação de um Estado palestino para solucionar o conflito no Oriente Médio.

“Vamos ser franco, o que está acontecendo em Gaza, já passou da capacidade de compreensão de qualquer mortal do planeta terra. Dizer que aquilo é uma guerra contra o Hamas? Só mata inocentes, mulheres e crianças. Cadê a instituição multilateral para colocar fim nisso? Não existe. A ONU deveria estar coordenando, mas não pode coordenar porque está envolvida nisso”, afirmou Lula nesta segunda.

Brasil tem a 2ª maior taxa de juro real no mundo após alta da Selic

Saiba como o “sleep banking” pode melhorar preparo para noites mal dormidas

O Dr. Diego Ramonfaur sofre frequentemente de privação de sono. Em seu terceiro ano de residência em medicina interna na Cleveland Clinic, em Ohio, Ramonfaur...

“Principal cara do nosso time”, diz Flávio sobre Tarcísio

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à presidência da República, afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve uma boa...

Atlético-MG x Vasco: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileiro

Atlético-MG x Vasco entram em campo neste domingo (7), às 16h, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro. O confronto terá transmissão...