“Não vamos abrir mão da nossa riqueza”, diz Lula ao defender exploração do petróleo

Nesta sexta-feira (4/7), a Petrobras realizou um evento para anunciar um investimento de R$ 33 bilhões no setor de refino e petroquímica do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a participação e o discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que destacou não ter a intenção de abrir mão do petróleo brasileiro para que outros países o explorem.

“Quero que a gente faça da forma mais responsável possível. A gente não quer prejudicar nada, mas não vai abrir mão da riqueza do nosso país”, afirmou o presidente.

Veja as fotos

Reprodução/Agência Brasil
“Não vamos abrir mão da nossa riqueza”, diz Lula ao defender exploração do petróleoReprodução/Agência Brasil
Reprodução: YouTube/Canal Gov
Lula durante reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB)Reprodução: YouTube/Canal Gov
Reprodução: Agência Brasil
Brasil assume liderança do Mercosul e promete foco em integração e sustentabilidadeReprodução: Agência Brasil
Reprodução: YouTube/Canal Gov
Lula durante momento em que defende autonomia do Banco CentralReprodução: YouTube/Canal Gov
Reprodução: YouTube/Canal Gov
LulaReprodução: YouTube/Canal Gov
Reprodução
Presidente LulaReprodução

A expectativa da petroleira é explorar a Margem Equatorial — região da costa brasileira que abrange estados como Amapá e Rio Grande do Norte — para a extração de petróleo e gás. De acordo com Magda Chambriard, presidente da estatal, a implementação do projeto foi estudada e ocorrerá de forma segura. “Nosso histórico de zelo pelas pessoas, pelo meio ambiente e pelo patrimônio próprio e de terceiros vai garantir uma operação segura em todas as áreas da Petrobras”, ressaltou.

Durante a cerimônia, Lula também elogiou a gestão de Chambriard e afirmou que o objetivo é investir mais em pesquisas no país. “Se a Petrobras vai bem, o Brasil vai bem. Por isso, temos que torcer para que a Petrobras seja cada vez maior. Cada vez mais tecnológica, mais digital”, concluiu.

A Petrobras estima investir mais de US$ 3 bilhões na Margem Equatorial até 2028, segundo seu plano de negócios. A companhia prevê a perfuração de 16 poços na região ao longo desse período.



Fonte: Portal LEODIAS

João Fonseca encerra 2025 com recorde de títulos e top-30; relembre

O tenista brasileiro João Fonseca anunciou, nessa quinta-feira (30/10), que encerrará a temporada 2025 antes do ATP 250 de Atenas, um dia após sua...

Protagonista: Brasil tem hegemonia recente em competições continentais

Nos últimos anos, as equipes brasileiras são dominantes na América do Sul. É possível fazer esta constatação levando em consideração a presença de times...

Libertadores: Rio é a cidade brasileira com mais finais consecutivas

O Flamengo garantiu, na última quarta-feira (29/10), a vaga na final da Libertadores e enfrentará o Palmeiras no dia 29 de novembro, em Lima....