A Audi lança no Brasil o sucessor do A4, que passa a se chamar A5. O sedã executivo é rival histórico de BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C e chega com bons predicados mecânicos e estéticos para encarar a dupla. Nesta nova geração o carro estreia uma nova plataforma e motor, agora com 272 cavalos e tração integral quattro de série.
O Audi A5 2025 estava em pré-venda desde maio por R$ 379.990 e agora desembarca no Brasil, com direito a show de drones no céu do Rio de Janeiro, palco do lançamento. As primeiras entregas começam em setembro e a CNN já teve acesso ao modelo alemão, disponível em configuração única no país.
Antes de mais nada, o Audi A5 representa uma ruptura e ao mesmo tempo reconciliação em um estratégia falha da montadora. Os executivos decidiram que todos os carros com nomes ímpares seriam a combustão ou híbridos, enquanto os Audi com nomes pares 100% elétricos. Assim, “matou” o A4, que virou A5 e também o “antigo A5”, um cupé de quatro portas.
No entanto, a marca das quatro argolas, decidiu voltar atrás e retirou tais limitações do tipo de motor para nomenclatura, bem como a previsão de virar “100% elétrica” até 2032.
Todavia, o novo Audi A5 assume no lugar dos dois aposentados e estreia nova plataforma: Plataforma Premium a Combustão (PPC). O sedã cresce em todas as dimensões, com 4,82 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 2,89 m de entre-eixos.

O carro adota a atual linha de design da Audi, com grade singleframe ampliada na dianteira, com molduras pretas nas entradas de ar. O conjunto ótico é Full LED, mas sem o recurso Matrix, disponível em outros mercados. Na lateral, rodas aro 20″ e na traseira lanternas integradas com filetes verticais. Aliás o novo Audi A5 2025 vem com pacote S Line com visual esportivo.
Por dentro, destaque para o cockpit formado por duas telas integras: cluster de 11,9″ e multimídia de 14,9″, ambas com maior resolução e melhor velocidade de resposta. O porta-malas, por sua vez, oferece capacidade de 417 litros, sem estepe, e a carroceria mantém o conceito de fastback, com tampa do bagaito que se abre junto do vidro traseiro.
No conjunto mecânico, o A5 mantém a tradicional fórmula de motor 2.0 TFSI com turbo e injeção direta, mas não o mesmo de antes: trata-se de um novo bloco que entrega 272 cv e 400 Nm de torque. O câmbio automatizado S tronic de sete marchas atua em conjunto com a tração integral sob demanda quattro ultra, capaz de enviar até 60% do torque para as rodas traseiras quando necessário. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos, e a velocidade máxima limitada a 210 km/h.
Essas credenciais mecânicas são um interessante argumento de vendas ante o BMW 320i M Sport, que tem motor 2.0 turbo de 184 cv, 300 Nm de torque e a tradicional tração traseira.
Em termos de equipamentos, o novo A5 exibe boas credenciais para o segmento premium, mas é preciso ressaltar que a Audi teve que abrir mão de equipamentos para chegar ao preço único. Entre os itens disponíveis, ar digital de três zonas de climatização, além de iluminação ambiente configurável em 30 cores e bancos dianteiros elétricos.
Entre os sistemas de assistência ao motorista, o pacote inclui piloto automático adaptativo (ACC), alerta de manutenção de faixa e múltiplos airbags, incluindo laterais traseiros e de cortina. Mas o A5 vendido no Brasil não vem com itens típicos de carros de luxo como câmera 360º, head-up display e sistema de som premium.
Mas por outro lado, oferece um item bem interessante: teto solar com ajuste de transparência. Esse “teto inteligente” é panorâmico e cobre ampla área interna do Audi A5. O dispositivo é ajustado em segmentos com seis níveis que podem ser selecionados pelo motorista por um botão!
O novo Audi A5 2025 está disponível em oito cores que não acrescentam custo ao valor final: Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). Na parte de dentro, há o acabamento na cor preta.
Grande aposta da marca, novo Audi A5 é confirmado para o Brasil