Novo reforço, Gonzalo Tapia explica onde pode jogar no São Paulo

O atacante chileno Gonzalo Tapia, de 23 anos, foi apresentado oficialmente pelo São Paulo na tarde desta segunda-feira (21), no SuperCT.

Em coletiva de imprensa, o jogador falou sobre suas características e quais funções pode desempenhar no 3-5-2 montado pelo técnico Hernán Crespo.

O novo reforço fez sua estreia pelo Tricolor na vitória por 2 a 0 contra o Corinthians, no último sábado (19), no MorumBIS. O chileno, que ainda pertence ao River Plate, entrou na reta final do Majestoso e sentiu pela primeira vez a energia da torcida.

 

“Foi impressionante o ambiente do clássico. A torcida, o movimento do estádio. É imponente e te dá uma energia extra de ajudar, entrar no clássico com motivação máxima. Vai ser assim todo o ano e isso é maravilhoso”, disse Gonzalo Tapia na entrevista coletiva.

“A verdade é que é um esquema que conheço muito desde criança (3-5-2), não tenho uma posição fixa. Posso jogar como extremo, por dentro, onde o treinador precisar”, complementou.

Questionado sobre o porquê da escolha pelo São Paulo, o atacante destacou a grandeza do clube. O atleta também revelou que conversou com Giuliano Galoppo, ex-companheiro de River Plate, antes de acertar sua chegada ao Brasil.

“A verdade é que tive uma conversa com Galoppo no River, ele me falou maravilhas do clube. Mas não preciso que me falem, pois é um clube enorme, o maior do Brasil, mais conhecido na América do Sul e no mundo. O nome já diz tudo”, concluiu o chileno.

Tapia assinou um contrato de empréstimo com o São Paulo até junho de 2026, com opção de compra fixada. A expectativa é que ele se torne uma peça importante na rotação do técnico Hernán Crespo.

Outros trechos da coletiva de Tapia

Conversa com comissão técnica

“Eu havia visto a equipe, a comissão técnica. Gosto muito deles, me passaram o que querem de mim, falaram como posso jogar, ajudar. Passando os dias, as semanas, vou me sentir melhor e me enquadrar dentro do modelo”.

Período com pouco espaço no River Plate

“Não me preocupa muito os últimos seis meses, aprendi muito, mesmo sem jogar o quanto gostaria. Me deu muitas coisas positivas de clube, dia a dia, ex-companheiros. Tudo isso vai me ajudar no novo desafio. Estou totalmente focado no São Paulo, é um desafio enorme e sinto que vai ser muito lindo”.

Quer se provar no São Paulo? Como vai ser jogar com Luciano?

“Creio que não penso nisso de me provar a ninguém, vou dia a dia, treinar, ganhar, esse clube tem que ganhar sempre, isso que eu penso. Luciano é um grandíssimo jogador, não só pelo que fez no clássico, mas pela sua carreira. É muito querido aqui, todos aprendem com ele, é muito bom ter um companheiro assim no time e vou aprender muito ao seu lado”.

 

Escassez de alimentos em Gaza ameaça saúde de bebês e crianças, diz ONU

As Nações Unidas alertaram no domingo (20) sobre a piora da crise humanitária em Gaza, com um aumento acentuado no número de crianças desnutridas...

Cientistas registram planeta em formação “esculpindo” poeira pela 1ª vez

Pela primeira vez, astrônomos conseguiram capturar um planeta ainda em formação “moldando” o gás e a poeira ao seu redor no formato de uma...

Mais de 1.000 palestinos foram mortos em busca de suprimentos em Gaza

Pelo menos 1.000 pessoas foram mortas e 6.500 ficaram feridas enquanto tentavam receber ajuda em Gaza desde o final de maio, informou o Ministério...