“O Brasil não pode ser apêndice de um bloco econômico”, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil não pode ser apêndice de um bloco econômico. “Nós queremos o acordo da União Europeia com o Mercosul, queremos manter as nossas exportações para a Ásia que é um grande parceiro comercial, queremos investimentos norte-americanos no Brasil que detém o maior estoque de capital no país”, disse o ministro na sede do ministério na tarde desta quinta-feira (10/7).

Haddad avaliou que não existe desordem econômica que justifique a taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Agora se tem uma minoria de 1% tá conspirando contra o país, eu penso que eles vão receber a devida resposta da sociedade brasileira”, afirmou.

Questionado sobre os possíveis efeitos inflacionários, Haddad disse que muitas medidas podem ser pensadas e que serão discutidas em um grupo de trabalho.

“Há uma uma série de alternativas que vão ser consideradas. Isso não significa que vão ser acionadas, porque o nosso desejo é que até lá isso tenha sido superado. Teremos tempo para superar. Se houver boa vontade, nós vamos superar esse mal-entendido”, disse Haddad.

Leia também

Ele disse também que o agronegócio e a indústria poderão ser fortemente afetados com a taxação, mas o mesmo pode acontecer com os setores norte-americanos, que também podem ser afetados pela lei da reciprocidade.

Questionado sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federa (STF), Alexandre de Moraes sobre o IOF, Haddad disse que o ato é constitucional. Legislativo e Executivo devem se encontrar no dia 15 de julho para debater sobre o impasse.



Fonte: Metrópoles

Entrega de ajuda militar dos EUA à Ucrânia foi restaurada, diz Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, nesta sexta-feira (11), que os suprimentos militares dos EUA para o país foram retomados. “Temos sinais políticos do mais...

Famosos parabenizam Camila Queiroz e Klebber Toledo pela 1ª gravidez

Diversos famosos utilizaram as redes sociais para parabenizarem o casal de atores Camila Queiroz, 32, e Klebber Toledo, 39, que anunciaram que estão a...

Juliana Marins pode ter sobrevivido por 32 horas após queda, dizem peritos

Juliana Marins, de 26 anos, pode ter sobrevivido por até 32 horas após sofrer uma queda durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia....