No primeiro semestre de 2025, o Brasil recebeu mais de 5 milhões de turistas estrangeiros, o melhor resultado da série histórica iniciada em 1972, pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
O país, neste ano, conquistou um crescimento de 50% sobre o mesmo período do ano passado – que foi um ano de recorde.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estamos em um momento extraordinário em termos de vinda para o Brasil. Em entrevista no programa do Noblat, Freixo destaca a importância do tema: é geração de emprego e renda. E mais, é um fator da economia “gerador de primeiro emprego”.
À frente de um projeto atualizado, Marcelo Freixo revela que teve carta branca de Lula para reunir os melhores profissionais do mercado, de diversas áreas, e montar uma equipe técnica. Fez também uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e revela a criação de um Centro de Inteligência de Dados:
“O acesso a essas informações me permitiu ter uma política de promoção do Brasil muito mais qualificada. Eu vou pro mercado sabendo como promover o país”
Em sua participação detalhada, Freixo responde sobre o turismo internacional no quesito de segurança, as diversas razões para o interesse no Brasil e fala também sobre a COP 30. Confira:
Fonte: Metrópoles