Pesquisa: Eduardo, Haddad e Alckmin são favoritos ao Senado por SP

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), despontam como favoritos a uma vaga no Senado por São Paulo em 2026. É o que indica levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (9).

Foram ouvidas 1.680 pessoas em 84 municípios paulistas entre os dias 4 e 8 de julho. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Nas eleições do próximo ano, serão eleitos dois senadores por unidade federativa. Isto significa que 54 das 81 cadeiras que compõem a Casa estarão em disputa. Para a pesquisa de hoje, foram testados dois cenários (confira a seguir os detalhes).

Cenário 1

Na primeira conjuntura, Eduardo Bolsonaro tem 36,7% das intenções de voto, contra 32,8% de Haddad. Na sequência, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), aparece com 22,9%, seguido pelo deputado federal Ricardo Salles (Novo), que marca 14,3%.

O também deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, pontua 11,1%. A senadora Mara Gabrilli (PSD) tem 10,4%; Luiz Marinho (PT), ministro do Trabalho, 7,6%; o ex-deputado federal Robson Tuma (Republicanos), 3,5%; o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD), 2,5%; e, por fim, o senador Giordano (MDB), surge com 1,0%.

Votos em branco, nulo e nenhum somam 11,0%. Outros 5,4% não souberam ou não responderam.

Cenário 2

No segundo quadro avaliado, desta vez sem Haddad, Eduardo tem 36,4%, contra 35,4% de Geraldo Alckmin. Em seguida, Derrite marca 22,3%, e Salles, 14,2%. Rossia pontua 11,3%; Gabrilli, 10,9%; Marinho, 7,6%; Tuma, 3,2%; Cezinha, 2,4%; e Giordano, 1,1%.

Votos em braco, nulo e nenhum totalizam 10,2%. Outros 4,9% não souberam ou não opinaram.

Janela de transferências abre nesta quinta; saiba até quando vai o período

A segunda janela de transferências de 2025 do futebol brasileiro abre nesta quinta-feira (10). Agora, os clubes das séries A, B e C voltarão...

Polícia confirma afogamento como causa da morte de turistas na Serra Gaúcha

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça-feira (8), que a causa da morte de dois turistas em um parque da...

Huawei diz que pretende investir em data centers no Brasil e aguarda MP

A chinesa Huawei tem interesse em investir no mercado brasileiro de data centers, mas aguarda uma MP (medida provisória) do governo federal para definir...