Ícone do site O SERINGAL

PF deflagra quinta fase de operação que investiga desvios de emendas

pf-deflagra-quinta-fase-de-operacao-que-investiga-desvios-de-emendas

PF deflagra quinta fase de operação que investiga desvios de emendas

A PF (Polícia Federal) e a CGU (Controladoria-Geral da União) deflagraram, nesta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean, para investigar fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de servidor público de suas funções, em cidades da Bahia e no Distrito Federal. Todas as ordens foram expedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A Suprema Corte também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.

Segundo a PF, o núcleo investigado atuou na manipulação de procedimentos licitatórios e desvios de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso/BA, mediante pagamento de vantagem indevida, bem como na obstrução da investigação.

*Em atualização

Sair da versão mobile