Ícone do site O SERINGAL

Pix na mira de Trump gera críticas e embate entre deputados

pix-na-mira-de-trump-gera-criticas-e-embate-entre-deputados

Pix na mira de Trump gera críticas e embate entre deputados

No CNN Arena desta quarta-feira (16), os deputados Elvino Bohn Gass (PT-RS) e Rosana Valle (PL-SP) discutiram a investigação comercial aberta pelos Estados Unidos contra o Brasil, que inclui o Pix entre as práticas consideradas “desleais” pelo governo americano.

Na terça-feira (15), o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) anunciou a investigação, alegando que o sistema de pagamentos brasileiro favorece empresas nacionais em detrimento de concorrentes norte-americanos.

“O Brasil também parece se engajar em uma série de práticas desleais com relação aos serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a favorecer seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”, cita o documento do USTR.

Para a deputada Rosana Valle, o responsável pelo desgaste nas relações comerciais com os EUA é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Não estou defendendo tarifaço. Mas a gente não pode pegar a narrativa do presidente e colocar a culpa no Bolsonaro. A culpa é do Lula”, afirmou à CNN.

A parlamentar criticou a condução da política externa e a reação do governo às tarifas de 50% impostas sobre produtos brasileiros: “Não é hora de colocar a ideologia acima da diplomacia. Lula fez isso e agora colhe.”

Questionada sobre a campanha lançada pelo PT para “resgatar” as cores verde e amarela, tradicionalmente associadas ao bolsonarismo, Rosana disse que o presidente da República pretende apenas “rivalizar”.

“Mais uma vez, uma propaganda querendo utilizar um problema sério. Lula só quer saber de rivalizar”, destacou a deputada do PL.

“O presidente Lula só quer saber de rivalizar. Mais uma vez quer mostrar ‘vamos disputar o nacionalismo com a direita’. A gente não quer investigações interferindo no brasileiro, mas a gente quer que o presidente governe o país sem colocar a ideologia a cima de tudo“, concluiu Rosana no CNN Arena.

Já o deputado Bohn Gass responsabilizou o presidente Donald Trump pela ofensiva comercial americana.

A culpa é do Trump. Os EUA estão perdendo força no mundo e querem dominar os países”, declarou.

O petista também criticou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que esteve nos EUA para reuniões com congressistas.

“Eduardo opera contra o Brasil. Envolver o Pix não faz sentido, a não ser que os EUA queiram defender suas empresas”, disse o deputado.

De acordo com Bohn Gass, a resposta do governo Lula ao tarifaço tem sido acertada. “Se não resolver pela diplomacia, vamos usar a reciprocidade. O Brasil é forte e grande.”

Ao final do debate, o deputado do PT associou o uso político das cores nacionais à extrema-direita e chegou a citar Adolf Hitler.

“Quem se apropriou da camisa verde e amarela? A extrema-direita. Hitler fazia isso, falava uma coisa e fazia outra. É sempre a fala para tentar criar uma imagem”, disse Bohn Gass.

“Agora temos emprego, crescimento e respeito internacional. Não sei de onde tiram que o Brasil não está se desenvolvendo“, finalizou em entrevista à CNN.

Investigação comercial

A investigação, previamente anunciada pelo Trump, buscará determinar se os atos, políticas e práticas do Brasil relacionados ao comércio digital e tarifas preferenciais, entre outros, são “irracionais ou discriminatórios e oneram ou restringem” o comércio dos EUA.

Em comunicado, o USTR cita investigações nos seguintes setores:

Sair da versão mobile