Tammy Bruce, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, classificou o plano da França de reconhecer um Estado palestino como “um desenvolvimento ridículo e insultuoso” e afirmou que isso torna mais difícil alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Bruce também afirmou que um Estado palestino “será uma plataforma de lançamento para a aniquilação de Israel”.
Em entrevista a Kate Bolduan, na CNN, Bruce argumentou que isso também enviaria uma mensagem ao mundo para “sermos bárbaros”.
“O mundo civilizado pode impedir isso, e não é recompensando o Hamas ou os grupos terroristas nesse contexto que: esta é a ação, se vocês a tomarem, nós os recompensaremos”, disse ela.
Tanto o governo Trump quanto autoridades israelenses protestaram contra o anúncio do presidente francês, Emmanuel Macron, que afirmou que a solução de dois Estados é a única maneira de atender às aspirações legítimas de israelenses e palestinos e que deve ser alcançada o mais rápido possível.
A solução de dois Estados prevê um Estado palestino e um israelense convivendo em paz. Governos anteriores nos Estados Unidos se posicionaram a favor dessa ideia.