“Precisamos deixar política de lado”, diz Tarcísio sobre tarifaço

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou, em entrevista coletiva neste sábado (12), que a questão da sobretaxa dos produtos brasileiros, imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última semana, pode ser resolvida se a política for deixada de lado.

“Acho que o momento demanda união de esforços, demanda sinergia, porque é algo complicado para o Brasil, é algo complicado para alguns segmentos da nossa indústria, do nosso agronegócio. A gente precisa estar de mãos dadas agora para resolver, deixar a questão política de lado e vamos tentar resolver essa questão”, disse o governador após agenda no município de Cerquilho (SP).

O governador ainda voltou a cobrar que o governo brasileiro negocie com os Estados Unidos.

“A competência para fazer a negociação é do governo federal, da diplomacia brasileira”, afirmou.

Tarcísio ainda foi questionado sobre ter procurado ministros do STF para pedir autorização para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajasse aos Estados Unidos com o objetivo de negociar diretamente com Trump a suspensão do tarifaço, fato que, à CNN, ele negou.

“Assinei alguma petição? Não. Isso é bobagem”, respondeu o governador nesta tarde.

Na última sexta-feira (11), Tarcísio afirmou que não houve qualquer contato com ministros da Supremo sobre o tema, tampouco pedido para interceder pela liberação do passaporte de Bolsonaro, que segue apreendido por decisão do STF no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.

“O que nos cabia e a movimentação que foi feita foi conversar com o encarregado de negócios da embaixada americana, pra sensibilizar, pra mostrar qual é a situação do estado de São Paulo”, afirmou.

Através das redes sociais, Tarcísio afirmou que se reuniu com Gabriel Escobar, Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, em Brasília, na manhã de ontem (11).

Segundo o aliado de Jair Bolsonaro, a conversa foi sobre “as consequências da tarifa para a indústria e agro brasileiro e também o reflexo disso para as empresas americanas”.

Nesta semana, o governador também declarou que o tarifaço tem impacto negativo para a economia de São Paulo.

“O impacto é negativo. O maior destino de exportações industriais do estado de São Paulo é os Estados Unidos. Pega empresas importantes como a Embraer, que fechou grandes contratos recentemente, então é algo que a gente precisa resolver”, declarou Tarcísio após agenda na capital

Flamengo: veja na íntegra “exposed” de Filipe Luis sobre Pedro

Filipe Luis, treinador do Flamengo, detonou Pedro, atacante do próprio time, após a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o São Paulo,...

“Vou levar jabuticaba para você, Trump”, diz Lula ao citar briga tarifária

Em meio ao embate tarifário com os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (13), em um vídeo...

Detento se esconde em bolsa de colega de cela e foge de prisão na França

Um homem escapou de uma prisão na França se escondendo em uma bolsa do companheiro de cela, que estava sendo liberado após cumprir pena,...