Presidente do Irã diz que Israel tentou matá-lo: “Agiram nesse sentido, mas fracassaram”

Na madrugada desta segunda-feira (7/7), Masoud Pezeshkian, presidente do Irã, acusou Israel de tentar tirar sua vida. A declaração foi feita durante uma entrevista ao canal americano “Fox News”. Os dois países protagonizaram um conflito que durou doze dias e começou com um bombardeio israelense contra a infraestrutura nuclear iraniana.

O apresentador Tucker Carlson questionou se o presidente do Irã acreditava que Israel havia tentado o matar e ele foi enfático ao responder: “Sim, eles tentaram. Agiram nesse sentido, mas fracassaram”, disse Pezeshkian.

 

Veja as fotos

Reprodução/Internet
Presidente do Irã diz que Israel tentou matá-loReprodução/Internet
Reprodução
Embaixador do Irã no Brasil critica EUA: “Ataques não foram iniciados por nós”Reprodução
Reprodução
Ali Khamenei, principal líder do IrãReprodução
Canva
Governo norte-americano negou participação na açãoCanva

 

“Não foram os Estados Unidos os responsáveis pela tentativa contra minha vida. Foi Israel. Eu estava em uma reunião, e eles tentaram bombardear a área onde estávamos realizando esse encontro”, afirmou o presidente iraniano, sem especificar se a tentativa teria ocorrido durante a guerra recente.

Durante o conflito, Israel eliminou lideranças militares e científicas do Irã. Autoridades iranianas ainda informaram que 610 pessoas morreram devido a ataques israelenses, e outras 4.746 ficaram feridas. Do lado israelense, a retaliação iraniana matou 28 pessoas e feriu mais de 1.400, segundo informações do gabinete do primeiro-ministro.

A guerra chegou ao fim no último dia 24 de junho, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um cessar-fogo “completo e total”.



Fonte: Portal LEODIAS

Obras da COP30: áreas sofrem com depredações em menos de 1 ano

Menos de um ano após a entrega de obras ligadas à preparação de Belém para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), registros...

Quem era professora morta a facadas por aluno em faculdade em RO

Juliana Santiago, de 41 anos, era uma professora de Direito Penal no Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca) e escrivã da Polícia Civil, que foi...

Sabrina Sato usa 3 mil cristais Swarovski em ensaio técnico na Sapucaí

A apresentadora Sabrina Sato, 45, utilizou um figurino cravejado com 3 mil cristais Swarovski, importados da Áustria, para o ensaio técnico da Unidos de...