Estão abertas as inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha. As vagas são ofertadas por meio do Programa DAAD.
São oferecidas duas modalidades: Doutorado Pleno e Doutorado Sanduíche/Doutorado Sanduíche com Cotutela. Cada modalidade conta com um edital específico.
As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de setembro por meio do site do Doutorado Pleno ou do Doutorado Sanduíche/Doutorado Sanduíche com Cotutela. Os selecionados poderão receber a bolsa a partir de outubro de 2026.
O DAAD destaca que os candidatos não podem ter obtido o último título acadêmico há mais de seis anos no momento da candidatura (considerando o prazo final de 03 de setembro).
A inscrição também não será considerada se o candidato estiver residindo há mais de 15 meses na Alemanha no momento em que se candidatar à bolsa.
Proficiência em idiomas
O nível de idioma exigido depende dos planos de estudo e da área de pesquisa do candidato. Por exemplo, nas áreas de Artes, Ciências Sociais e Direito, o DAAD informa que se espera pelo menos um bom conhecimento de alemão.
Para as Ciências Naturais e Engenharia, a comprovação de bons conhecimentos de inglês também pode ser aceita se o idioma for falado na instituição anfitriã.
Para se informar sobre os requisitos de idioma que devem ser cumpridos, é recomendado entrar em contato com a universidade anfitriã escolhida.
Principais benefícios oferecidos pelas bolsas:
- Bolsa mensal de 1.400 euros (R$ 8.959,02 na cotação durante a publicação deste texto)
- Seguro de saúde
- Auxílio para passagem aérea
- Subsídio único para pesquisa (Forschungsbeihilfe)
Benefícios extras (não aplicáveis a todos os casos):
- Auxílio para curso preparatório de língua alemã
- Auxílio de aluguel para cidades de alto custo
- Auxílio para membro da família
Planejando intercâmbio? Descubra se o destino combina com você