Programa na Alemanha está com inscrições abertas para bolsas de doutorado

Estão abertas as inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha. As vagas são ofertadas por meio do Programa DAAD.

São oferecidas duas modalidades: Doutorado Pleno e Doutorado Sanduíche/Doutorado Sanduíche com Cotutela. Cada modalidade conta com um edital específico.

 

As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de setembro por meio do site do Doutorado Pleno ou do Doutorado Sanduíche/Doutorado Sanduíche com Cotutela. Os selecionados poderão receber a bolsa a partir de outubro de 2026.

O DAAD destaca que os candidatos não podem ter obtido o último título acadêmico há mais de seis anos no momento da candidatura (considerando o prazo final de 03 de setembro).

A inscrição também não será considerada se o candidato estiver residindo há mais de 15 meses na Alemanha no momento em que se candidatar à bolsa.

Proficiência em idiomas

O nível de idioma exigido depende dos planos de estudo e da área de pesquisa do candidato. Por exemplo, nas áreas de Artes, Ciências Sociais e Direito, o DAAD informa que se espera pelo menos um bom conhecimento de alemão.

Para as Ciências Naturais e Engenharia, a comprovação de bons conhecimentos de inglês também pode ser aceita se o idioma for falado na instituição anfitriã.

Para se informar sobre os requisitos de idioma que devem ser cumpridos, é recomendado entrar em contato com a universidade anfitriã escolhida.

Principais benefícios oferecidos pelas bolsas:

  • Bolsa mensal de 1.400 euros (R$ 8.959,02 na cotação durante a publicação deste texto)
  • Seguro de saúde
  • Auxílio para passagem aérea
  • Subsídio único para pesquisa (Forschungsbeihilfe)

Benefícios extras (não aplicáveis a todos os casos):

  • Auxílio para curso preparatório de língua alemã
  • Auxílio de aluguel para cidades de alto custo
  • Auxílio para membro da família

Planejando intercâmbio? Descubra se o destino combina com você

Brasil tem ótimo cartão de visitas como anfitrião da COP30, diz ex-ANP

O Brasil se destaca no cenário internacional por sua singular posição em relação à matriz energética renovável, apresentando credenciais importantes como anfitrião da COP30. Segundo...

Macêdo diz que deixa ministério visando disputar eleições de 2026

De saída da chefia da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo disse que definiu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deixaria...

O Grande Debate: Governo Lula ganha ou perde com Boulos como ministro?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta segunda-feira (20), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o...