Ícone do site O SERINGAL

Quaest: 85% dos brasileiros desaprovam aumento de deputados de 513 para 531

quaest:-85%-dos-brasileiros-desaprovam-aumento-de-deputados-de-513-para-531

Quaest: 85% dos brasileiros desaprovam aumento de deputados de 513 para 531

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) aponta que 85% dos brasileiros desaprovam o aumento no número de deputados federais, de 513 para 531 parlamentares.

Outros 9% aprovam o aumento, enquanto 6% não sabem avaliar a medida ou não responderam à pesquisa.

A pesquisa Quaest ouviu presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre 10 e 14 de julho. A margem de erro dos dados globais do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Também de acordo com a pesquisa, 53% dos brasileiros têm conhecimento da proposta que visa aumentar o número de parlamentares na Câmara. Outros 44% não têm e 3%, não sabem dizer ou não responderam.

Dados segmentados (gênero, idade, escolaridade, rende, religião, região onde vive, entre outros) mostram que o aumento no número de deputados é majoritariamente rejeitado entre todos os grupos pesquisados.

O índice mais baixo de rejeição à proposta está entre aqueles que dizem que não costumam se informar sobre política (60%). Também é este grupo o que menos tem conhecimento das discussões sobre a pauta (72%).

Se encerra nesta quarta o prazo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidir se sanciona o projeto de aumento no número de deputados, que teve apreciação – e aprovação – concluída pelo Congresso em junho.

A proposta começou a tramitar no parlamento em meio a um prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF): até 30 de junho, o Congresso deveria revisar o número de parlamentares por estado na Câmara.

A revisão deveria levar em conta os dados do censo populacional mais recente. Porém, para evitar que alguns estados perdessem vagas na Câmara, o parlamento optou por criar novos postos.

Sair da versão mobile