Quem é que negocia a paz?, diz Lula sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou os esforços de negociação de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia. A fala foi feita durante uma coletiva de imprensa em meio à Cúpula do Brics nesta segunda-feira (7).

A declaração aconteceu enquanto Lula fazia críticas sobre o número de conflitos no mundo e à capacidade do Conselho de Segurança da ONU de conseguir evitar novas guerras, acusando o órgão de ser “promotor” de novas batalhas.

Ao destacar que “ninguém pede licença para fazer guerra” e que a ONU pede credibilidade para negociar os conflitos, o presidente brasileiro questionou: “A guerra Rússia e Ucrânia, quem é que negocia?”

“Não tem uma instituição capaz de sentar na mesa os dois que estão em guerra, fazer uma avaliação e fazer uma proposta. (…) O Putin já sabe o que vai acontecer e o Zelensky já sabe o que vai acontecer”, comentou.

Assim, Lula defendeu que haja uma instituição multilateral ou um grupo de países que consiga chegar a um meio-termo nas reivindicações entre as duas nações em guerra.

“Se não tiver alternativa, vai ficar [o impasse], porque cada um tem o seu discurso para o seu público, e é muito difícil, depois do discurso, você voltar atrás”, concluiu.

Gato Preto tentou agredir vítima após causar acidente de carro em SP

Gato Preto teria tentado agredir Edilson Maiorano, que estava no carro atingido pelo Porshe do influenciador no acidente ocorrido na Avenida Faria Lima, em...

“Fiz e faria de novo”, destaca Cuca sobre mudanças antes do clássico

O técnico Cuca, do Atlético-MG, destacou que fez mudanças na equipe que foi derrotada por 2 x 0 para o São Paulo, neste domingo...

Brasileirão: São Paulo vence Atlético-MG e se aproxima do G6

Encerrando os confrontos deste domingo (24/8), pela 21ª rodada da Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebeu o Atlético Mineiro no MorumBIS. O Tricolor Paulista...