Quem é que negocia a paz?, diz Lula sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou os esforços de negociação de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia. A fala foi feita durante uma coletiva de imprensa em meio à Cúpula do Brics nesta segunda-feira (7).

A declaração aconteceu enquanto Lula fazia críticas sobre o número de conflitos no mundo e à capacidade do Conselho de Segurança da ONU de conseguir evitar novas guerras, acusando o órgão de ser “promotor” de novas batalhas.

Ao destacar que “ninguém pede licença para fazer guerra” e que a ONU pede credibilidade para negociar os conflitos, o presidente brasileiro questionou: “A guerra Rússia e Ucrânia, quem é que negocia?”

“Não tem uma instituição capaz de sentar na mesa os dois que estão em guerra, fazer uma avaliação e fazer uma proposta. (…) O Putin já sabe o que vai acontecer e o Zelensky já sabe o que vai acontecer”, comentou.

Assim, Lula defendeu que haja uma instituição multilateral ou um grupo de países que consiga chegar a um meio-termo nas reivindicações entre as duas nações em guerra.

“Se não tiver alternativa, vai ficar [o impasse], porque cada um tem o seu discurso para o seu público, e é muito difícil, depois do discurso, você voltar atrás”, concluiu.

Decisão de Gilmar sobre impeachment mobiliza Senado por marco temporal

Em reação à decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o impeachment de integrantes da Corte, o Senado ensaia avançar...

Pré-candidato, Flávio se reúne com líderes em busca de apoio nesta segunda

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) irá se reunir nesta segunda-feira (8) com presidentes de partidos de direita e de centro em busca de apoio à...

Ceia de Natal: Veja o que ficou mais caro e mais barato nesse fim de ano

A maioria dos itens Ceia de Natal estão mais caros em 2025 em comparação ao último ano. Somente o preço do bacalhau saltou 84,7%,...