Reino Unido pretende diminuir idade mínima de voto para 16 anos

Nesta quinta-feira (17/7), o governo britânico anunciou que planeja conceder o direito ao voto para adolescentes de 16 e 17 anos, em uma reformulação do sistema democrático do Reino Unido. De acordo com o governo, as transformações propostas alinhariam os direitos de voto em todo o país com os da Escócia e do País de Gales, onde eleitores mais novos podem contribuir. A ideia está sujeita à aprovação do parlamento.

A vice-primeira-ministra Angela Rayner declarou, em comunicado: “Estamos tomando medidas para quebrar as barreiras à participação, o que garantirá que mais pessoas tenham a oportunidade de se engajar na democracia do Reino Unido”. Segundo o relatório parlamentar, a participação nas eleições gerais de 2024 foi de 59,7%, a menor em uma eleição geral desde 2001.

Veja as fotos

Reprodução expresso.pt
Reino Unido pretende diminuir idade mínima de voto para 16 anosReprodução expresso.pt
Reprodução brasilescola.uol.com.br
Reprodução brasilescola.uol.com.br
Reprodução
Urna de votação do BrasilReprodução

Em conformidade com a biblioteca da Câmara dos Comuns, pesquisas feitas em países que diminuíram a idade mínima para votar para 16 anos demonstram que isso não teve impacto nos resultados eleitorais. E também que jovens de 16 anos tinham maior probabilidade de votar do que aqueles que se tornaram elegíveis pela primeira vez aos 18 anos.

O Partido Trabalhista, que viu sua aceitação despencar durante o governo depois de ser escolhido por uma ampla maioria um ano atrás, declarou que diminuiria a idade mínima para a votação se fosse eleito. As mudanças também expandiriam a aceitação de formas de identificação para eleitores, englobando cartões bancários do Reino Unido e versões digitais de identidades já existentes, como carteiras de motorista e cartões de ex-militares.

Para enfrentar a influência externa, o governo declarou que pretende também fortalecer as normas referentes a contribuições políticas, englobando a verificação de doações superiores a £ 500 (aproximadamente R$ 3.200) de entidades não registradas e o encerramento de loopholes [brechas] explorados por empresas fictícias.



Fonte: Portal LEODIAS

Rodrigo Alvarez vai deixar o Bora Brasil

O jornalista Rodrigo Alvarez se prepara para deixar o “Bora Brasil”, programa das manhãs da Band.googletag.cmd.push(function() { googletag.display("div-publicidade-intext-1"); }); Segundo apurado, a saída do profissional...

De cara nova, “Casos de Família” volta aos estúdios do SBT com Christina Rocha

O SBT deu início nesta quinta-feira (17/7) às gravações da nova temporada do “Casos de Família”, sob o comando de Christina Rocha, na Grande...

Ana Paula e Justus vão doar indenização de R$ 600 mil em processo contra internautas

Através de uma nota divulgada pela defesa de Roberto Justus e Ana Paula Siebert, os famosos afirmaram que, caso vençam as duas ações que...