A Rússia afirmou neste domingo (13) que suas tropas atacaram o sistema de defesa aérea da Ucrânia e destruíram dois lançadores de mísseis Patriot.
O armamento defensivo é fornecido pelos Estados Unidos e é projetados para combater e destruir mísseis balísticos de curto alcance, aeronaves avançadas e mísseis de cruzeiro.
De acordo com o briefing diário do ministério russo, o exército também tomou o controle de dois assentamentos na região de Donetsk, enquanto atacavam instalações da indústria de defesa ucraniana, centros de treinamento de operadores de drones e pontos de implantação temporários.
O ministério relatou especificamente a eliminação de lançadores de mísseis Patriot e uma estação de radar. A Rússia também interceptou nove bombas aéreas e 215 drones.
Ofensiva russa
Moscou anunciou o ataque as instalações militares e industriais ucranianas no sábado (13), enquanto a Ucrânia relatou bombardeios concentrados na direção de Pokrovsk.
A intensificação dos ataques acontece em meio a tentativas de negociação para um cessar-fogo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou que estava decepcionado com o líder russo Vladimir Putin.
Em entrevista à NBC News, o líder americano disse que faria uma “grande declaração” sobre Moscou, mas não deu mais detalhes.