São Paulo registra alta de furtos em maio; roubos e latrocínios caem

A capital paulista registrou em maio deste ano uma alta nos furtos, mas ao mesmo tempo queda nos roubos, latrocínios, homicídios e estupros, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Na capital paulista e na Grande São Paulo, foram contabilizados 8.202 e 3.100 casos de roubo, respectivamente, com reduções superiores a 15% na comparação com 2024. Já os furtos totalizaram 21.015 ocorrências, aumento de 3,9% em relação aos 20.226 registros do ano passado.

No acumulado de janeiro a maio, os furtos na capital chegaram a 103.727 ocorrências — crescimento de 5,12% na comparação com os cinco primeiros meses de 2024.

Latrocínios, homicídios e estupros também apresentaram queda 

Os latrocínios — roubos seguidos de morte — registraram queda de 65,4% na capital: foram 52 casos em maio de 2024, contra 18 no mesmo mês deste ano.

Já os homicídios dolosos também apresentaram redução de 22,5%. Foram 31 vítimas em maio deste ano, ante 40 no mesmo período de 2024. No acumulado de 2025, a capital soma 212 casos.

O número de estupros também apresentou queda. Em maio, foram 61 registros na capital, contra 65 no mesmo mês do ano passado — uma redução de 6,2%.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Governistas veem pontapé em projeto para avançar na revisão de isenções

Aliados do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcaram na urgência de um projeto que exige a revisão periódica de benefícios...

Governo quer virar o jogo dizendo que quer justiça social, diz Eurasia

O governo federal está adotando uma nova estratégia para lidar com a crise política e melhorar sua imagem perante a opinião pública, segundo análise...

Análise: Visita de Lula a Cristina Kirchner é justificável

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner tem gerado discussões sobre as implicações diplomáticas e...