Com foco na prevenção e na resposta rápida a possíveis ocorrências, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) reforçou o sistema de videomonitoramento no Parque de Exposições durante as nove noites da Expoacre. A medida faz parte do Plano Operacional Integrado de Segurança, apresentado especialmente para garantir a tranquilidade do público na maior feira do estado.
Nesta edição comemorativa de 50 anos, o parque conta com 37 câmeras estrategicamente posicionadas, incluindo câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, que enviam imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e para a van de videomonitoramento que está presente diariamente no evento.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, destacou o papel do monitoramento como parte de uma política pública mais ampla, afirmando que o videomonitoramento é uma ferramenta que vai muito além do controle visual. “Ele é parte de uma estratégia integrada de segurança, que combina tecnologia, inteligência e presença efetiva das nossas equipes. Nosso compromisso é garantir que cada visitante se sinta seguro para aproveitar todas as atrações da Expoacre. Essa é mais uma ação que reforça o nosso trabalho contínuo de proteção à população acreana”, complementou.
O reforço na tecnologia de monitoramento se soma ao efetivo policial que atua diretamente no local, formado por agentes de diferentes forças, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron) e apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).