Senado aprova projeto de incentivo fiscal permanente ao esporte

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (16/7), o projeto de lei complementar (PLP) nº 234/24 que estende incentivos fiscais para projetos esportivos e paradesportivos permanentemente. A iniciativa recebeu 74 votos favoráveis e nenhum contrário.

O projeto estabelece que pessoas físicas poderão abater até 7% do Imposto de Renda (IR) se contribuírem com projetos desportivos. No caso de empresas, o teto de dedução tributária é de 3% e sobe para 4% quando o projeto promover a inclusão social.

A proposta foi relatada pela senadora Leila Barros (PDT-DF), que é ex-jogadora e medalhista olímpica de vôlei. Na leitura do parecer, a congressista se emocionou ao falar do esporte e foi aplaudida pelos pares.

“Digamos que nesta noite eu estou devolvendo ao esporte tudo que ele fez por mim, pela minha vida e pela minha família. Às vezes as pessoas não entendem porque a gente luta tanto. Quero agradecer a todos vocês. Vocês não sabem o quanto a gente está fazendo história pelo esporte, um setor que nunca foi valorizado, mas que dá uma contribuição incrível no ponto de vista social”, disse.

A Lei de Incentivo ao Esporte já autoriza descontos no IR para contribuições ao setor, mas o benefício seria temporário, até o ano de 2027. Com o PLP, de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), a iniciativa se torna permanente.

Leia também

O projeto ainda libera Estados, o Distrito Federal e Municípios de promoverem incentivos fiscais próprios.

Programas beneficiados deverão promover a formação esportiva, permanência e excelência esportiva. No entanto, fica vedada a utilização dos recursos para pagar salários de atletas profissionais.

Os projetos deverão ser aprovados por uma comissão técnica, com integrantes do Ministério do Esporte e integrantes dos governos estaduais, que serão regulamentados pelo Executivo posteriormente.



Fonte: Metrópoles

Moraes Moraes manda botar tornozeleira em Bolsonaro e o probe de usar rede social e falar com o filho Eduardo

Os mandados de busca que a PF está cumprindo agora na casa de Jair Bolsonaro e na sede do PL em Brasília foram determinados...

PF acorda Bolsonaro: escritório político do ex presidente também tem buscas e apreensões

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (18/7), mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Segundo apurou...

Incêndio atinge concessionária de carros de luxo na Barra da Tijuca

Um incêndio atingiu uma concessionária de carros de luxo na Avenida das Américas, principal via da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio...