Síria afirma que cessar-fogo está em vigor e pede respeito dos grupos

O governo sírio afirmou que suas forças de segurança interna começaram a se deslocar para Sweida neste sábado (19), enquanto a presidência apelava a todas as partes para que respeitassem o cessar-fogo após os conflitos na área predominantemente drusa, que deixaram centenas de mortos.

Em um comunicado, a presidência síria anunciou um cessar-fogo imediato e ordenou que as partes se comprometam e encerrarem as hostilidades em todas as áreas imediatamente.

O porta-voz do Ministério do Interior do país afirmou no início deste sábado que as forças de segurança interna começaram a se deslocar para Sweida, no sul da Síria.

O enviado dos EUA, Tom Barrack, anunciou na sexta-feira (18) que a Síria e Israel concordaram com um cessar-fogo. Israel interveio no conflito no início desta semana, atingindo forças do governo e o prédio do Ministério da Defesa em Damasco, ao declarar apoio à minoria drusa.

Barrack, que é embaixador dos EUA na Turquia e enviado de Washington para a Síria, disse que Israel e Síria concordaram com o cessar-fogo, apoiado pela Turquia, Jordânia e países vizinhos.

A província síria de Sweida foi assolada por quase uma semana de violência, que começou com confrontos entre combatentes beduínos e facções drusas, antes de atrair forças de segurança do governo enviadas à região por Damasco.

Barrack afirmou que Israel e Síria concordaram com um cessar-fogo e pediu aos drusos, beduínos e sunitas que deponham suas armas “e, juntamente com outras minorias, construam uma nova e unida identidade síria”.

Israel afirmou que pretende proteger a minoria drusa síria, ao mesmo tempo em que afirma querer que as áreas do sul da Síria próximas à sua fronteira permaneçam desmilitarizadas. O presidente interino, Ahmed al-Sharaa, acusou Israel de tentar semear a divisão entre os sírios.

Na sexta-feira, uma autoridade israelense disse que Israel concordou em permitir que as forças sírias tenham acesso limitado à área de Sweida pelos próximos dois dias.

Nove sentenciados fogem, totalizando 16 em menos de um mês no maior presidio do Acre

Na noite deste sábado, 19, sete detentos escaparam do maior complexo penitenciário do Acre,vi Francisco D'água Oliveira Conde .pelo menos 10 presos fizeram um buraco,...

Corinthians: Dorival comenta atitude de Memphis de não voltar ao banco

Dorival Júnior comentou, em coletiva de imprensa, o fato de Memphis Depay não ter voltado ao banco de reservas após ser substituído no intervalo...

Dorival Jr. sobre Memphis Depay: “Jamais vou expor um atleta”

Memphis Depay foi substituído no intervalo da derrota do Corinthians para o São Paulo neste sábado (19) e não retornou ao banco de reservas...