Sistema penitenciário é escola do crime, diz relator da PEC da Segurança

O sistema penitenciário brasileiro se tornou uma “escola do crime”, segundo o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE), relator da PEC da Segurança Pública. Em entrevista à CNN, o parlamentar expressou preocupação com o domínio das facções criminosas dentro dos presídios.

Mendonça destacou a necessidade de revisitar o sistema penitenciário atual. “As facções dominaram e dominam o crime a partir das penitenciárias”, afirmou o deputado.

Fortalecimento da atuação dos estados

O relator da PEC enfatizou a importância de fortalecer a atuação dos estados para lidar com criminosos de alta periculosidade. Ele propõe a implementação de regimes diferenciados de cumprimento de pena para esses detentos, visando impedir que continuem comandando atividades criminosas de dentro das prisões.

“A gente precisa fortalecer a atuação dos estados para que criminosos de alta periculosidade tenham regimes diferenciados e cumprimento de pena, e não comandem o crime a partir da própria penitenciária, como ocorre atualmente”, explicou Mendonça Filho.

O deputado também ressaltou que, embora o orçamento seja um fator crucial, não é o único aspecto a ser considerado na reforma do sistema penitenciário. A proposta de emenda busca abordar estas e outras questões relacionadas à segurança no país, com o objetivo de criar medidas mais efetivas no combate ao crime organizado e na ressocialização dos detentos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Botafogo encaminha venda de John ao Nottingham Forest; saiba detalhes

O Botafogo está muito próximo de vender o goleiro Jhon ao Nottingham Forest, da Inglaterra. Restam alguns detalhes burocráticos para que a negociação ganhe um...

Israel interrompe pausas humanitárias em Gaza: “Zona de combate perigosa”

O exército israelense declarou a Cidade de Gaza uma “zona de combate perigosa” ao recuperar o corpo de um refém e os restos mortais...

Aneel mantém bandeira vermelha 2 para setembro, a mais cara da conta de luz

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (29) que irá manter a bandeira vermelha 2 na cobrança da conta de luz...