A SME (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) está com matrículas abertas para o EJA, programa de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal voltado para o Ensino Fundamental.
Os interessados podem se inscrever a qualquer momento em uma unidade educacional ou pelo portal EOL Cidadão. Para se inscrever é preciso ter 15 anos completos ou mais.
São cinco formas de atendimento:
- Regular: oferecida nas escolas da Rede Municipal em período de 4 horas;
- CIEJAs (Centros Integrados da Educação de Jovens e Adultos): funcionam de manhã, tarde e à noite, com aulas de 2 horas e 15 minutos;
- EJA Modular: oferecida nas escolas com 5 horas-aulas diárias no período noturno;
- MOVA/SP: Movimento de Alfabetização de São Paulo: oferecido em entidades conveniadas com a SME;
- CMCT (Centros Municipais de Capacitação e Treinamento): oferecem cursos básicos profissionalizantes de curta duração, em duas unidades em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo.
Assim que é feita a matrícula, o estudante já pode acessar as aulas. As unidades contam com turmas nos três períodos (manhã, tarde e noite).
Como se matricular?
Os documentos necessários para fazer a matrícula são: RG, CPF, comprovante de endereço (contas de água, luz, telefone próprias, da casa de acolhida ou abrigo em que a pessoa estiver vinculada) e comprovante de escolaridade (histórico escolar ou declaração de transferência emitida pela unidade educacional de origem).
É importante informar que se o estudante não tiver essa documentação, a matrícula pode ser realizada por meio de um cadastro simples na secretaria da unidade educacional. Os documentos podem ser levados documentos posteriormente, para que a pessoa inicie os estudos imediatamente.
Caso o interessado não tenha comprovante de escolaridade, a unidade educacional providenciará uma classificação para saber qual etapa é a mais adequada para iniciar os estudos.
Mapas mentais: 7 motivos para usar esse recurso visual nos estudos