O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Maracanã-CE com a perda de três pontos por conta de gritos homofóbicos no jogo contra o Iguatu-CE. Em jogo válido pela terceira rodada da Série D, Leonilson Fernandes (RN), árbitro da partida, anotou na súmula que os torcedores do time da casa chamaram o treinador, Washington Luiz, de “viado”. A decisão ainda cabe recurso.
O juiz ainda avisou ao delegado da partida sobre o ocorrido. A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo STJD. A Procuradoria do STJD utilizou o artigo 243-G, parágrafo 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) como base para a punição.
Leia também
-
Série D: veja melhores momentos dos 15 jogos transmitidos pelo Metrópoles no final de semana
-
Série D: confira os melhores momentos de América-RN e Central-PE
-
Série D: confira melhores momentos de Manaus-AM e Águia de Marabá-AP
-
Série D: confira os melhores momentos de Santa Cruz-PE e Santa Cruz-RN
“Caso a infração prevista seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade, também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória, independentemente do resultado da partida”, diz o texto.
De acordo com o Parágrafo 2º do CBJD, a “pena de multa prevista poderá ser aplicada à entidade de cuja torcida praticar os atos discriminatórios e os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de 720 dias”.
O CBJD também prevê pena caso o autor seja funcionário, diretor ou jogador de alguma das equipes.
“Art 243-G: praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência; Pena: suspensão de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de 120 a 360 dias, além de multa de R$ 100 a R$100 mil”, completa o regulamento.
Tanto o Maracanã-CE, quanto a CBF ainda não se manifestaram sobre o assunto. O espaço segue aberto.
Metrópoles na Série D do Campeonato Brasileiro
As transmissões serão realizadas no YouTube do portal Metrópoles. Clique aqui para acessar. Além da transmissão dos jogos, você acompanhará, diariamente, tudo sobre os confrontos em nosso portal.
A exibição das partidas da Série D do Campeonato Brasileiro é mais uma atração do Grupo Metrópoles, que conta também com o Metrópoles Sports, Metrópoles Music e Metrópoles Endurance.
O Metrópoles transmite pelo YouTube, ao vivo e com imagens, 16 jogos da 12ª rodada da Série D, divididos entre sábado (12/7), domingo (13/7) e segunda (14/7). Confira a lista completa:
Sábado (12/7)
- FC Cascavel-PR 2 x 1 Cianorte-PR – 15h30
- Altos-PI 4 x 2 Parnahyba-PI – 16h
- Operário-MS 1 x 1 Uberlândia-MG – 16h
- Sampaio Corrêa-MA 2 x 0 Tocantinópolis-TO – 16h
- Trem-AP 1 x 3 GAS-RR – 16h
- Souza-PB 0 x 1 Treze-PB – 16h30
- Portuguesa-SP 2 x 1 Água Santa-SP – 17h
- Sergipe-SE 1 x 2 Lagarto-SE – 17h
Domingo (13/7)
- Azuriz-PR 0 x 0 Joinville-SC – 15h00
- Tuna Luso-PA 2 x 1 Manauara-AM – 15h00
- Capital-DF 2 x 2 Ceilândia-DF – 15h30
- Penedense-AL 0 x 1 Asa-AL – 16h00
- Santa Cruz-PE 1 x 1 Santa Cruz-RN – 17h00
- Manaus-AM 3 x 3 Águia de Marabá-AP – 17h30
- América de Natal-RN 0 x 0 Central-PE – 19h00
Segunda (14/7)
- Marcílio Dias-SC x Barra-SC – 20h’
Fonte: Metrópoles