Tarcísio articula construção de ponte entre EUA e empresários brasileiros

Após a repercussão negativa entre empresários sobre o aumento tarifário anunciado por Donald Trump, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tomou para si a missão de ser o interlocutor dos setores com o governo norte-americano.

De acordo com aliados, o governador de SP tem sido procurado por representantes do setor, apreensivos diante do que pode ocorrer a partir de agosto, quando as mudanças podem ser implementadas.

Pressionado, Tarcísio iniciou a estratégia em uma reunião com encarregado de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar.

Na sequência, usou as redes sociais para confirmar o encontro. Antes e depois da conversa, o governador esteve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nos últimos dias, a aliados, o ex-presidente tem dito que não deve procurar integrantes do governo norte-americano para contornar a crise.

De acordo com fontes consultadas pela CNN, ao se colocar como “ponte” para o diálogo, Tarcísio alivia o desgaste causado com empresários, em um cenário de negociação difícil para o governo federal.

Ao mesmo tempo, se afasta do embate político entre esquerda e direita causado pela carta de Trump.

Nesta semana o governador chegou a ser criticado diretamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O petista disse que Tarcísio não conseguirá esconder sua afinidade com Donald Trump.

Pelo governo federal, Alckmin lidera grupo

Já pelo lado do governo federal, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta sexta-feira (11) que o governo brasileiro terá desdobramentos nos próximos dias em resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Alckmin ficará responsável por coordenar o diálogo com o setor empresarial para definir as reações do Brasil ao tarifaço de Trump.

*Com informações de Fernanda Tavares e Pedro Teixeira

Brasil pode produzir mais e ser o celeiro do mundo, diz CEO da JBS

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas também tem como desafio tornar os processos cada vez mais sustentáveis. O...

Fazenda conclui que PL das Bagagens vai subir preço das passagens aéreas

A equipe técnica da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda concluiu que o PL (projeto de lei) das Bagagens provoca efeitos adversos...

Enem 2025: o que fazer e o que evitar na véspera da prova

Com o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximando, a véspera da prova se torna um campo estratégico. Não é hora de...