Tarcísio está mais preocupado com Trump do que empresários, diz Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou nesta terça-feira (7) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por compartilhar publicações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante participação no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, Costa afirmou que o governador paulista demonstra mais preocupação em endossar discursos de Trump do que defender os interesses da economia nacional e dos empresários de seu estado.

“Eu vi o governador de São Paulo fazer uma publicação hoje fazendo referência ao Donald Trump. O Trump tem ameaçado empresários brasileiros. Tem ameaçado a economia brasileira, os produtores agrícolas e industriais”, afirmou o ministro.

“Me parece que o Tarcísio está mais preocupado em defender o Trump do que defender os empresários paulistas, do que em defender o emprego dos trabalhadores brasileiros”, acrescentou.

Costa também comparou a postura do governo federal à de Tarcísio. Segundo ele, enquanto o presidente Lula atua em defesa dos trabalhadores e do setor produtivo nacional, o governador de São Paulo estaria alinhado a interesses externos.

“Enquanto Lula toma a posição de defender a população e os empresários brasileiros, o governo de São Paulo está preocupado em defender Donald Trump porque ele fez uma publicação favorável a Bolsonaro.”, disse o ministro.

A crítica veio após Trump, em publicação nas redes sociais, chamar de “caça às bruxas” o julgamento de Bolsonaro, e defender que o ex-presidente “seja julgado pelo povo”.

Tarcísio compartilhou a declaração do republicano em seu perfil oficial, reforçando o apoio a Bolsonaro, de quem foi ministro da Infraestrutura e é aliado político próximo.

Trump defende Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua rede social, a Truth Social, nesta segunda-feira (7). O republicano afirmou que Bolsonaro está sofrendo um ataque político como aconteceu com ele.

“Estarei assistindo a caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, escreveu Trump.

Na publicação, o presidente dos EUA não menciona diretamente as ações judiciais contra Bolsonaro, mas fala em perseguição e reafirma a inocência do ex-presidente.

“Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, disse.

Bolsonaro é réu na ação penal do STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga a trama golpista após as eleições de 2022. Ele é acusado por cinco crimes, entre eles organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, e golpe de Estado.

Caso seja condenado, o ex-presidente pode pegar até 39 anos de prisão, segundo especialistas consultados pela CNN antes do julgamento.

Na publicação, Trump afirma ter conhecido Bolsonaro e reconhece que ele foi um “líder forte” e um bom negociador. Ambos já trocam elogios desde as eleições de 2018.

(Com informações de Brenda Silva, da CNN)

Thiago Martins comemora cura de infecção pulmonar: “Fungo sumiu”

Thiago Martins, intérprete de Vasco em Vale Tudo, usou as redes sociais para compartilhar que está curado de uma infecção pulmonar causada pela inalação...

Inscrições para vestibular da Unicamp terminam nesta 2ª (8) às 17 horas

Após estender o prazo por uma semana, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) encerra nesta segunda-feira (8) às 17h horas (horário de Brasília)...

Entenda o motivo por trás das manifestações violentas na Indonésia

Protestos têm se espalhado por partes da Indonésia desde o dia 25 de agosto, em alguns dos piores episódios de violência do país em...