A capital paulista voltou a registrar temperatura mínima de 0°C, na manhã desta quarta-feira (30). A medição ocorreu na Estação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo) de Parelheiros, na região Sul da capital paulista.
Segundo o CGE, o amanhecer foi gelado com temperatura média de 7,1°C na cidade, conforme os dados fornecidos pelas estações meteorológicas do órgão em diversos pontos da capital.
A última vez que São Paulo registrou 0°C foi no último dia 25 de junho, também em Parelheiros, quando os termômetros marcaram 0,6°C.
Previsão do tempo em São Paulo aponta avanço de frente fria e chuvas
Enquanto no extremo da Zona Sul a mínima absoluta foi de 0°C em Parelheiros, o Centro da cidade registrou a temperatura mínima de 9,9°C.
Nas próximas horas, o clima da capital terá predomínio de sol, mas as temperaturas não devem subir muito, com máximas em torno dos 16°C.
“Essa condição é função do ar frio de origem polar e da mudança na direção dos ventos, que passaram a soprar de sudeste contra a costa paulista. Os índices de umidade do ar ainda permanecem abaixo do ideal e devem registrar valores mínimos ao redor dos 45%.”, apontou o CGE.
Segundo o Centro de Gerenciamento, o mês de julho registrou somente 8,7 mm de chuva, aproximadamente 20,8% dos 41,7mm esperados para o período, resultando em estado de alerta para baixas temperaturas desde o último domingo (22), decretado pela Defesa Civil Municipal.
Veja as capitais mais geladas do país até às 7h desta quarta-feira (30), segundo a agência de meteorologia Nottus:
- Curitiba: 2,6°C
- Porto Alegre: 4,5°C
- Florianópolis: 6°C
- São Paulo: 7°C
- Campo Grande: 10°C
- Rio de Janeiro: 10°C