Tempos de crise e nostalgia: por que músicas antigas voltam às paradas?

Se você só olha as 50 músicas mais tocadas do mundo no Spotify, você acha que a música pop segue ditando os rumos e sendo o gênero mais popular. Porém, se você esticar um pouco a corda, se depara com hits antigos de bandas de rock com números significativos e estáveis. Exemplos vão da década de 1970 até os anos 2000, como Fleetwood Mac, The Police, Radiohead e Linkin Park.

Alguns fatores podem ajudar a explicar este cenário. O mais óbvio, logicamente, é a viralização de alguns hits no TikTok. Exemplos recentes estão “Creep” do Radiohead (que está a mais de 180 dias na parada global do Spotify), “Dreams” do Fleetwood Mac (que está a mais de 110 dias) e “Every Breathe You Take” do The Police (que está a mais de impressionantes 580 dias).

Veja as fotos

Reprodução
RadioheadReprodução
Reprodução
Fleetwood-Mac-Dreams-188130Reprodução
Reprodução
The KillersReprodução
Reprodução
Linkin_park in_the_end_single_coverReprodução
Reprodução
The_police_-_every_breath_you_takeReprodução

Volta e meia uma pessoa usa a música antiga para um vídeo, que acaba viralizando e gerando cópias. O que ajuda a disseminar a música para mais gente. O efeito prático é inegável. Mas tem algo mais profundo, já que o portal LeoDias reuniu 15 bandas na parada global recentemente com hits de décadas passadas.

De acordo com alguns estudos, é provável que as canções antigas estejam ganhando mais plays devido à nostalgia ligada aos tempos de crise. Por conta das turbulências econômicas ao redor do mundo, com guerras, mudanças climáticas etc, os ouvintes buscam um conforto fácil. E encontram isto em hits de tempos melhores.

Na pandemia de Covid-19, esse fenômeno se repetiu e virou objeto de análise dos cientistas. Um estudo da pubMed em parceria com o Spotify do Reino Unido mostrou que, no final de março de 2020, houve um aumento significativo no consumo de músicas com mais de 5 anos por parte dos usuários britânicos, especialmente músicas positivas que remeteram a lembranças agradáveis.

Outro levantamento feito pelo Psychology Today mostrou que, em momentos estressantes, a nostalgia serve como estratégia de regulação emocional, reduzindo ansiedade e solidão. A música virou aliado neste sentido.

Confira uma lista de hits antigos que chegaram a figurar no Top 200 Global do Spotify nos últimos dias e adicione na sua playlist!

  • “Every Breathe You Take” – The Police
  • “Creep “- Radiohead
  • “Sparks” e “Yellow” – Coldplay
  • “In the End” – Linkin Park
  • “505” – Arctic Monkeys
  • “Somewhere Only We Know” – Keane
  • “Feel Good Inc.” – Gorillaz
  • “Dreams” – Fleetwood Mac
  • “Mr. Brightside” – The Killers
  • “Smells Like Teen Spirit” – Nirvanna
  • “Bring Me To Life” – Evanescence
  • “Don’t Stop Believing” – Journey
  • “Sweet Child O’ Mine” – Guns n’ Roses
  • “Everybody Wants to Rule The World” – Tears For Fears



Fonte: Portal LEODIAS

Como ano eleitoral impacta cenário econômico de 2026? Especialista explica

A economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, em entrevista ao CNN Novo Dia, alerta para os possíveis impactos do ano eleitoral de 2026 no...

Enem facilita ingresso em universidades de países como Portugal e EUA

Universidades dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Portugal e outros países aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério...

Beijo lésbico de Juquinha e Lorena em “Três Graças” leva web ao delírio

Em “Três Graças”, Lorena (Alanis Guilen) e Juquinha (Gabriela Medvedovsky) finalmente deram o primeiro beijo no capítulo exibido na noite de quarta-feira (10). O momento...