Terra terá o dia mais curto de 2025 nesta quarta-feira; veja o motivo

A Terra vai passar por uma leve alteração em seu ritmo natural nesta quarta-feira (09/7). Por conta de uma aceleração sutil em sua rotação, o planeta completará o giro em torno de seu próprio eixo 1,30 milissegundo mais rápido do que o habitual, o suficiente para que o dia seja, tecnicamente, o mais curto de 2025 até agora.

Normalmente, um dia tem exatas 24 horas, ou 86.400 segundos. Mas hoje, esse ciclo será ligeiramente menor. Para efeito de comparação, um bater de asas de um beija-flor pode durar cerca de 5 milissegundos, ou seja, a diferença na duração do dia é várias vezes menor que isso, sendo imperceptível para os humanos.

De acordo com a ciência, a Terra pode apresentar variações em sua rotação por diversos motivos, embora as causas exatas dessa aceleração ainda não sejam totalmente compreendidas. Fenômenos semelhantes já foram observados em outros momentos da História e não representam qualquer risco ou alteração prática na vida cotidiana.

Essas pequenas flutuações na rotação do planeta são mais comuns do que se imagina. Em 2025, além desta quarta-feira, outros dois dias também devem ser ligeiramente encurtados: 22 de julho e 5 de agosto, com 1,38 milissegundo e 1,51 milissegundo a menos, respectivamente.

O que se sabe é que tais oscilações estão ligadas ao movimento interno da Terra, à interação com a atmosfera, marés e até à atividade sísmica. No entanto, os cientistas reforçam que esses ajustes na duração dos dias são naturais e não causam efeitos perceptíveis no cotidiano.

Portanto, não se preocupe: mesmo com esse comportamento curioso, a rotina do planeta segue normalmente. A Terra, mesmo girando um pouco mais rápido, continua seu curso sem alterações relevantes para a população.



Fonte: Portal LEODIAS

SP inicia vacinação em gestantes para proteger bebês contra bronquiolite

A cidade de São Paulo começou, neste sábado (6), uma campanha de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em recém-nascidos,...

Com Messi, Inter Miami vence Vancouver Whitecaps e conquista a MLS

Liderado pelo craque argentino Lionel Messi, o Inter Miami conquistou o título da MLS pela primeira vez na história ao vencer, na tarde deste...

Russos tentam usar frio como arma de guerra e violência continua; entenda

A Rússia intensificou seus ataques contra a Ucrânia neste sábado (6), lançando uma das maiores ofensivas dos últimos meses com mais de 700 drones...