Transformação no varejo: como empreendedores podem acompanhar tendências

O pequeno varejo enfrenta uma série de desafios diários, que vão da dificuldade em manter o fluxo de caixa até a concorrência acirrada com grandes redes e o comércio eletrônico. Essas dores, muitas vezes invisíveis aos olhos do consumidor, exigem dos empreendedores resiliência, criatividade e estratégias bem definidas para manter o negócio sustentável.

Diante disso, acompanhar tendências que confrontam problemas comuns ao setor é indispensável.

Dos esforços para digitalizar a operação à oferta de uma grande variedade de produtos, canais de aquisição e métodos de pagamento, os caminhos para manter a competitividade em alta e manter-se relevante e atualizado em meio a rápida transformação do setor são muitos.

Conheça, abaixo, algumas das principais dores do setor e como solucioná-las, segundo especialistas.

Entrada no mundo digital

A corrida pela digitalização acompanha o pequeno varejo há tempos. Com a pandemia e a transformação digital imposta pelo período, o ritmo esteve mais acelerado, forçando comércios (físicos ou digitais) a adotarem práticas que reforcem — e, ao mesmo tempo, ajudem a acelerar o passo rumo à transformação digital completa.

Chegar a esse patamar, porém, ainda é um entrave para muitos varejistas. De acordo com uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Sebrae, 30% dos pequenos varejistas do país ainda não estão digitalizados, ou seja, não possuem site, não utilizam redes sociais ou integram algum tipo de marketplace.

Limitações financeiras e tecnológicas se impõem como barreiras no processo, e muitos empreendedores acabam adiando a adoção de ferramentas e a incursão em marketplaces pelos custos e desconhecimento de regras de negócio e da dinâmica que envolvem o e-commerce.

Segundo Tiago Winter, diretor de sucesso do cliente da plataforma de e-commerce Nuvemshop, mais do que a limitação tecnológica, a compreensão sobre o que de fato significa digitalizar o negócio tem motivado o atraso.

“Não se trata apenas de vender online. A transformação digital exige repensar processos internos, organizar melhor a operação, tornar o atendimento mais eficiente e acompanhar o comportamento do consumidor com mais agilidade. É uma jornada estratégica — e não apenas uma questão de tecnologia”, afirma.

Digitalizar as vendas não basta. Com a mudança no comportamento de consumo, é vital que varejistas estejam atentos às principais tendências que movimentam o setor.

Entre elas, Winter destaca a venda por redes sociais, o uso de IA (inteligência artificial) para personalizar experiências, a integração entre canais físicos e digitais e a diversidade nos meios de pagamento.

Empresas atentas a esse movimento compreendem a importância de cada um deles para manter competitividade a longo prazo.

“Para o pequeno varejo, acompanhar essas mudanças e adaptá-las à sua realidade, de maneira prática e estratégica, pode fazer toda a diferença”, conclui.

Qual é a solução?

Para empresas que desejam superar tal obstáculo, o primeiro passo, defende Winter, é ter uma visão holística sobre o negócio, seu atual momento e onde estão os gargalos operacionais que podem ser facilmente resolvidos com ajuda da tecnologia nesta busca por digitalização.

“O ideal é testar novas ferramentas em pequena escala, acompanhar os resultados e ir evoluindo de forma contínua”, recomenda.

Da porta para dentro, é preciso também entender como a tecnologia pode auxiliar no crescimento do negócio, automatizando tarefas manuais e repetitivas. Para isso, Winter indica o uso de ferramentas que ajudam a acompanhar o desempenho, controlar prazos e integrar diferentes áreas.

Modernidade nos pagamentos

Dos altos custos de intermediação à dependência de múltiplos fornecedores e prazos de pagamento e recebimento inflexíveis, os desafios relacionados ao universo dos pagamentos, para o pequeno varejo, são dos mais variados.

A operação com margens apertadas e a ausência de autonomia também impedem que muitos empreendedores criem ofertas competitivas e fidelizem seus clientes.

No que diz respeito à competitividade, outro fator costuma influenciar o desempenho dessas empresas: a variedade de métodos de pagamento oferecidas ao consumidor final.

Sendo assim, ao apostar em uma excelente experiência do cliente com um leque mais extenso de alternativas para adquirir um produto, os varejistas estarão mais preparados para dar um salto em competitividade, afirma Lucas Chita, CRO (Chief Revenue Officer) da Ume, fintech que oferece soluções de crédito para os clientes do varejo.

“A diversificação de métodos de pagamento é uma alavanca estratégica para criar diferenciais competitivos reais. Ao oferecer opções como crediário próprio, parcelamentos e limites adequados para o consumidor, o varejista atende diferentes perfis de clientes, aumenta o ticket médio e facilita o acesso ao consumo”, diz.

A Ume atende a parcela de empreendedores que desejam diversificar as opções de pagamento aos clientes finais, sem bancos ou intermediários, tornando-se emissores de seus próprios serviços financeiros.

Segundo Chita, entre as principais tendências que vêm ganhando força no setor — e que merecem atenção redobrada do pequeno varejo — destacam-se o Embedded Finance, pagamentos digitais e omnicanalidade, o Open Finance e a automação e IA na gestão financeira.

“Automatizar processos como análise de crédito, conciliação e cobrança aumenta a eficiência e libera tempo para decisões estratégicas. A IA traz previsibilidade e controle de risco”, defende.

Por Maria Clara Dias

Saiba como fazer pagamentos com o Pix por aproximação

Qual a importância de grandes nações reconhecerem o Estado Palestino?

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou nesta sexta-feira (25) que irá reconhecer o Estado Palestino, o que gerou fortes críticas de Israel e dos...

Volta Redonda x Vila Nova: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em confronto válido pela 18ª rodada da Série B 2025, Volta Redonda e Vila Nova medem forças neste domingo (27), às 16h (de Brasília). O...

Coritiba x Amazonas: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em duelo válido pela 18ª rodada da Série B, Coritiba e Amazonas se enfrentam neste domingo (27), às 16h, no estádio Couto Pereira, em...