Trump adia início de tarifas no Brasil e no mundo; mercados reagem

Após repetir reiteradamente que o dia 1º de agosto seria o prazo final e inadiável para aplicação do tarifaço, o governo dos Estados Unidos jogou para semana que vem a data em que entrarão em vigor tarifas recíprocas reajustadas por Donald Trump.

Em ordem executiva assinada nesta quinta-feira (31), o republicano impôs alíquotas que variam de 10% a 41% a dezenas de países. O decreto pontua que as taxas entram em vigor sete dias após sua publicação, no dia 7 de agosto, próxima quinta-feira.

O Brasil aparece na lista com uma alíquota recíproca de 10%. Na véspera, quarta-feira (30), o republicano confirmou, já considerando esta taxa base, que iria subir em 40 pontos percentuais a tarifa aplicada contra os importados brasileiros, totalizando 50%.

O decreto desta quinta trata de reajustar as tarifas anunciadas pelo republicano em 2 de abril, que ficou conhecido como Dia da Libertação.

Uma semana mais tarde, porém, Trump anunciou uma pausa de 90 dias ao tarifaço para que os EUA pudessem negociar com seus parceiros comerciais.

O período foi marcado por uma escalada de tensão com a China; o vai e vem de tarifas contra o México e Canadá; acordos vagarosos com o Japão e a União Europeia; e ameaças a países que adotassem posturas anti-americanas, segundo Trump.

A princípio, o tarifaço voltaria a vigorar em sua plena magnitude no começo de julho. Naquela época, o republicano começou a sinalizar o andamento de algumas tratativas, novamente adiando a entrada em vigor das alíquotas.

Como todo episódio de instabilidade provocado pela guerra comercial de Trump, este também abalou com o movimento dos mercados.

Na Ásia, por volta das 23h de Brasília, o índice acionário japonês Nikkei 225 recuava 0,43%. Na Coreia do Sul, o Kospi registrava baixa de 3%. Já o Hang Seng, de Hong Kong, caía 0,09%; enquanto o SSE Composite Index, de Shangai, tinha baixa de 0,08%.

Enquanto isso, no mercado futuro, antes da abertura das negociações, o Stoxx 600, da Europa, recuava 0,75%; e as bolsas norte-americanas tinham queda de 0,11% (Dow Jones) a 0,21% (Nasdaq).

Flamengo x Pyramids: com mudanças, confira a escalação do rubro-negro

O Flamengo está escalado para a semifinal da Copa Intercontinental. A equipe enfrenta o Pyramids neste sábado (13/12) às 14h (horário de Brasília), no...

Torcida do Fortaleza pede para Fred ser treinador do time profissional

Artilheiro nos campos, o ex-atacante Fred segue caminho no futebol, mas como técnico. O ídolo do Fluminense aposentou as chuteiras em 2023 e deu...

Corinthians e Jaraguá disputam final da Liga Nacional de Futsal

É hoje! Corinthians e Jaraguá se enfrentam na grande final da Liga Nacional de Futsal (LNF) neste sábado (14/12). A partida começa às 19h...