Trump diz que espera decisão do Hamas sobre cessar-fogo em 24 horas

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (4) que provavelmente saberá em 24 horas se o Hamas concordou com o que ele chamou de “proposta final” para um cessar-fogo com Israel em Gaza.

O presidente também disse ter conversado com a Arábia Saudita sobre a expansão dos Acordos de Abraham, o acordo de normalização dos laços que seu governo negociou entre Israel e alguns países do Golfo durante seu primeiro mandato.

Trump disse na terça-feira (1°) que Israel aceitou as condições necessárias para iniciar um cessar-fogo de 60 dias com o Hamas, durante o qual as partes trabalharão para encerrar a guerra.

Ele foi questionado na sexta-feira se o Hamas havia concordado com o acordo, e respondeu: “Veremos o que acontece, saberemos nas próximas 24 horas”.

Uma fonte próxima ao Hamas disse na quinta-feira (3) que o grupo islâmico buscava garantias de que a nova proposta de cessar-fogo apoiada pelos EUA levaria ao fim da guerra de Israel em Gaza.

Duas autoridades israelenses disseram que esses detalhes ainda estavam sendo elaborados. Dezenas de palestinos foram mortos na quinta em ataques israelenses, segundo autoridades de Gaza.

O mais recente derramamento de sangue no conflito israelense-palestino, que já dura décadas, foi desencadeado em outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel, matando 1,2 mil pessoas e fazendo cerca de 250 reféns, segundo dados israelenses.

O Ministério da Saúde de Gaza afirma que o ataque militar subsequente de Israel matou mais de 56 mil palestinos. Também causou uma crise de fome, deslocou internamente toda a população de Gaza e provocou acusações de genocídio no Tribunal Internacional de Justiça e de crimes de guerra no Tribunal Penal Internacional.

Israel nega as acusações.

Um cessar-fogo anterior de dois meses terminou quando ataques israelenses mataram mais de 400 palestinos em 18 de março.

Alessandra Negrini faz alerta: “Estão usando minha imagem para dar golpe”

Alessandra Negrini alertou seus seguidores na última quinta-feira (3/7), avisando que criminosos estão usando seu nome e imagem para aplicarem golpes e arrancar dinheiro...

Viúva de Gal Costa se nega a transferir contas de gás e luz e é condenada à pagar multa

Wilma Teodoro Petrillo, viúva de Gal Costa, foi condenada a pagar indenização por não transferir para seu nome as contas de luz e gás...

Mãe de Pedro Bial morre um dia após completar 101 anos

Pedro Bial usou as redes sociais, nesta sexta-feira (4/7), para comunicar o falecimento de sua mãe, Susanne Bial. Ela tinha acabado de fazer aniversário...