Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira (1°) que o Doge (Departamento de Eficiência Governamental), que Elon Musk já liderou, poderia “voltar e devorar” o empresário.
“Acho que vamos ter que colocar o DOGE contra o Elon. Você sabe o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que pode voltar e comer o Elon. Isso não seria terrível?”, declarou Trump a repórteres.
A fala foi feita após uma pergunta durante uma coletiva da Casa Branca sobre se Trump poderia deportar o bilionário. Musk nasceu na cidade de Pretória, uma das três capitais oficias da África do Sul, e se tornou cidadão americano no início dos anos 2000.
Trump e Musk vem trocaram farpas no início de junho devido a um abrangente projeto de lei sobre impostos e corte de gastos apoiado pelo presidente dos EUA.
Esse projeto afetaria diretamente ações da Tesla, empresa de veículos elétricos de Musk, onde grande parte de sua fortuna está concentrada.
Nesta semana, enquanto o projeto é avaliado pelo Congresso, o empresário voltou a criticar a proposta, levando a novo atrito com Trump.
“Carros elétricos são bons, mas ninguém deveria ser forçado a ter um. Elon talvez receba mais subsídios do que qualquer outro ser humano na história – de longe – e, sem esses subsídios, ele provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa, na África do Sul”, escreveu Trump na Truth Social.
“Sem mais lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos, nosso país economizaria uma fortuna. Talvez devêssemos pedir para o DOGE dar uma boa olhada nisso? Há muito dinheiro a ser economizado!!!”, completou.