Um terremoto de magnitude 8,8 registrado na costa leste da Rússia na noite de terça-feira (29), horário de Brasília, provocou uma onda de alertas de tsunami em diversos países do Pacífico, com ordens de mobilização, suspensão de serviços e relatos de ondas já atingindo partes da Ásia e da América.
O tremor, considerado o mais forte em décadas na região, deve gerar ainda abalos secundários de até 7,5 de magnitude ao longo do próximo mês, segundo o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências.
Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump afirmou que alertas de tsunami foram emitidos para o Havaí, Alasca, Costa Oeste americana e Japão.
As autoridades no Japão pediram a remoção imediata de moradores de áreas costeiras, com expectativa de ondas de até três metros. Ao todo, mais de 1,9 milhão de pessoas receberam orientações para deixar suas casas.
A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres informou que as ordens de mobilização cobrem 21 prefeituras, com destaque para Hokkaido, Kanagawa e Wakayama.
Na manhã desta quarta-feira (30), sirenes de alerta foram ouvidas em Hokkaido, onde vídeos mostraram pessoas buscando abrigo em telhados. Ondas de cerca de 30 a 50 centímetros foram registradas ao longo da costa leste do país, aproximando-se da área metropolitana de Tóquio, abaixo da previsão inicial, mas com possibilidade de variações ao longo do dia.
O aeroporto internacional de Sendai, ao norte da capital, teve suas operações suspensas, assim como balsas de Hokkaido, Aomori e da Baía de Tóquio.
Do outro lado do Pacífico, o Havaí possui ordens de esvaziamento nas principais zonas de risco.
As primeiras ondas já atingiram o Alasca, enquanto a previsão para o restante da Costa Oeste dos EUA inclui chegada ao Oregon e Washington por volta das 23h35 (horário local), São Francisco à 0h40 e Porto de Los Angeles à 1h.
Na Rússia, o distrito de Severo-Kurilsk, no extremo sul da península de Kamchatka, declarou estado de emergência após a chegada de várias ondas que arrastaram contêineres e embarcações.
Cerca de 300 pessoas foram retiradas do porto, segundoo os serviços regionais de emergência.
Filipinas e Indonésia também ativaram protocolos de alerta. Segundo o Instituto Filipino de Sismologia PHIVOLS, ondas de até 1 metro devem atingir áreas costeiras entre 13h20 e 14h40 (horário local) desta quarta-feira.
Na América do Sul, o Chile declarou risco de tsunami em todo o litoral. A marinha do Peru monitora a situação, enquanto o Equador prevê ondas de até 1,4 metro nas Ilhas Galápagos por volta das 9h, no horário local. No México e América Central, o alerta se estende da cidade de Ensenada até o Panamá, conforme autoridades regionais.