“Tempo Rei”, a última turnê de Gilberto Gil, foi destaque no jornal americano The New York Times. Após ter passado por seis cidades (Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba), o espetáculo segue ganhando projeção e se estende até novembro, com as duas últimas apresentações agendadas no Classic Hall, no Recife.
Na reportagem, intitulada “Gilberto Gil se afasta dos palcos prometendo: ‘A minha música continuará’”, o músico brasileiro foi entrevistado pela jornalista Jill Langlois, que esteve presente em uma das apresentações em São Paulo.
Sobre a experiência, ela afirmou: “E ao longo dos anos, seja sua imagem como um incentivador da juventude ou um filósofo perspicaz, ele o fez. Mesmo quando Gilberto Gil esteve no palco em São Paulo, em abril, durante sua turnê de despedida, foi a eloquência de suas palavras e as memórias que sua música evocava que cativaram 50 mil fãs”.
Ao veículo, Gil ainda falou sobre o significado da turnê, “Tempo Rei” e de sua relação com a música: “As classificações de ‘última turnê’, ‘último capítulo’, ‘fim de carreira’ são todas válidas. Estou essencialmente em uma excursão que encerrará um ciclo que durou mais de 60 anos”. E completou: “Mas a decisão de se afastar das apresentações ao vivo não é um retrocesso em relação à música. É uma forma de se reconectar com ela”.
A última temporada de shows de sua carreira foi anunciada pelo artista em junho, em uma coletiva de imprensa que reuniu veículos de comunicação no centro de São Paulo.
A próxima apresentação acontece em setembro, em Porto Alegre e em outubro, ele retorna para São Paulo e Rio de Janeiro, em shows extras. Em novembro, último mês da turnê, Gilberto Gil se apresenta em Fortaleza e Recife. Os ingressos de algumas datas seguem disponíveis no Eventim.
“Tempo Rei”: uma tour pelos figurinos da última turnê de Gilberto Gil