“Um passo decisivo para o Acre e para o desenvolvimento regional”, diz Socorro Neri sobre ferrovia transoceânica

A deputada federal Socorro Neri celebrou, em suas redes sociais, o acordo firmado entre Brasil e China para o projeto de viabilidade da ferrovia bioceânica — que ligará o Oceano Pacífico ao Atlântico, atravessando o Acre e diversos estados brasileiros.

“Vitória para o Acre! Brasil e China firmam acordo para o projeto da ferrovia bioceânica, que ligará o Pacífico ao Atlântico passando pelo nosso estado. Um passo decisivo para o desenvolvimento regional”, publicou a parlamentar acreana.

O memorando de entendimento assinado entre os dois países prevê estudos técnicos, econômicos e ambientais para a construção da ferrovia transoceânica, conectando o Peru ao Brasil por meio do Acre, com ramificações que seguem por Rondônia, Mato Grosso, Goiás e até o porto de Ilhéus, na Bahia.

A iniciativa integra as Rotas de Integração Sul-Americana e representa uma das mais importantes estratégias de desenvolvimento regional dos últimos anos. “O Acre passa a ocupar uma posição central nesse corredor logístico, com impactos diretos sobre a economia local, o setor produtivo e a geração de empregos”, destacou Neri.

Ligação com a Rota Quadrante Rondon

A ferrovia bioceânica se conecta à chamada Rota 3 – Quadrante Rondon, corredor que integra Acre, Rondônia, Mato Grosso, Bolívia e Peru, e que vem sendo defendido por Socorro Neri como essencial para a integração física e comercial do Brasil com os países andinos.

A parlamentar já realizou diversas articulações com a ministra Simone Tebet para tratar da inclusão do Quadrante Rondon no PAC e em outros planos de infraestrutura

Também como parte desse esforço, a deputada Socorro Neri convidou a ministra para participar, por meio Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE), de reunião que acontecerá nesta quarta-feira, 9, às 10h (horário de Brasília), na Câmara dos Deputados.

A ministra deverá apresentar informações sobre os avanços nas Rotas de Integração Sul-Americana, incluindo a ferrovia bioceânica e o Quadrante Rondon.

 

Desvio no Iapen: condenados devem devolver R$ 4,3 milhões e perdem bens

Os 14 réus condenados por desvio milionário de combustíveis no Iapen também devem devolver R$ 4,3 milhões aos cofres públicos. Veja abaixo a reportagem...

Exclusivo: por desvio milionário no Iapen do Acre, ex-diretor, empresários e fazendeiros são condenados; Veja a lista

Catorze envolvidos no desvio milionário de combustíveis do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) foram condenados pela Justiça. As investigações apontaram prejuízo aos...

Flamengo vive pior início de temporada em 24 anos; veja números

Flamengo disputou oito jogos, perdeu cinco, empatou dois e venceu apenas um neste início de temporada Fonte: Metrópoles