USP começa a derrubar muro da Raia Olímpica na Marginal Pinheiros

A Prefeitura do Campus Capital-Butantã da USP (Universidade de São Paulo) deu início, na última segunda-feira (7), a demolição do muro de alvenaria que ocupa cerca de 990 metros da Raia Olímpica e separa a cidade universitária da Marginal Pinheiros, em São Paulo.

A obra instalará um corredor verde com multi funções, que já vem sendo implementado desde 2022, e também adotará medidas ambientais que incluem colocar tramas de bambu, além do plantio de trepadeiras junto às estruturas do muro, com o objetivo de prevenir colisões de aves.

A universidade se comprometeu em manter o monitoramento da fauna nas áreas onde há as estruturas de vidro em um acordo firmado com o Ministério Público. Após isso, o órgão suspendeu a liminar que impedia a demolição.

O serviço de demolição acontecerá no período da madrugada, entre 23h e 4h, para evitar impactos no trânsito da marginal. “A previsão é que a intervenção seja concluída até o dia 13 de julho”, informou a universidade.

A modificação do muro teve início em 2018, quando foram instalados os painéis de vidro que tinha como objetivo tornar a universidade mais visível à população que trafegava pela via. A iniciativa foi da Prefeitura de São Paulo e da Reitoria da USP, mas enfrentou dificuldades à medida que as placas começaram a quebrar com o impacto de aves que colidiram no vidro.

De acordo com o vice-prefeito do campus, Wagner Costa Ribeiro, a primeira etapa será a demolição e a segunda será a recuperação do corredor com o plantio de espécies que visam retomar “o passado natural da várzea do rio Pinheiros”.

“O resultado será uma faixa de vegetação junto à Marginal Pinheiros que vai oferecer vários serviços socioambientais ao município de São Paulo, como retenção de carbono, e servir como um corredor para a fauna, em especial para pássaros”, garantiu o vice-prefeito.

Em dezembro de 2023, houve a instalação de grades nas lacunas da parte instalada do muro de vidro e parte do plantio de árvores. Neste ano, o espaço precisará de manutenção, como controle de pragas e adubação.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a maior rejeição entre os possíveis candidatos ao Palácio do Planalto em 2026, segundo pesquisa...

Suspeito de matar homem atingido por lancha estava embriagado, diz delegado

O suspeito de matar Leonardo Silva Couto, de 30 anos, após atingi-lo com a hélice de uma lancha, em Porto Alegre (RS), estava embriagado...

Milei compartilha post sobre candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência

O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou nas redes sociais uma publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre a candidatura do irmão, o senador...