USP começa a derrubar muro da Raia Olímpica na Marginal Pinheiros

A Prefeitura do Campus Capital-Butantã da USP (Universidade de São Paulo) deu início, na última segunda-feira (7), a demolição do muro de alvenaria que ocupa cerca de 990 metros da Raia Olímpica e separa a cidade universitária da Marginal Pinheiros, em São Paulo.

A obra instalará um corredor verde com multi funções, que já vem sendo implementado desde 2022, e também adotará medidas ambientais que incluem colocar tramas de bambu, além do plantio de trepadeiras junto às estruturas do muro, com o objetivo de prevenir colisões de aves.

A universidade se comprometeu em manter o monitoramento da fauna nas áreas onde há as estruturas de vidro em um acordo firmado com o Ministério Público. Após isso, o órgão suspendeu a liminar que impedia a demolição.

O serviço de demolição acontecerá no período da madrugada, entre 23h e 4h, para evitar impactos no trânsito da marginal. “A previsão é que a intervenção seja concluída até o dia 13 de julho”, informou a universidade.

A modificação do muro teve início em 2018, quando foram instalados os painéis de vidro que tinha como objetivo tornar a universidade mais visível à população que trafegava pela via. A iniciativa foi da Prefeitura de São Paulo e da Reitoria da USP, mas enfrentou dificuldades à medida que as placas começaram a quebrar com o impacto de aves que colidiram no vidro.

De acordo com o vice-prefeito do campus, Wagner Costa Ribeiro, a primeira etapa será a demolição e a segunda será a recuperação do corredor com o plantio de espécies que visam retomar “o passado natural da várzea do rio Pinheiros”.

“O resultado será uma faixa de vegetação junto à Marginal Pinheiros que vai oferecer vários serviços socioambientais ao município de São Paulo, como retenção de carbono, e servir como um corredor para a fauna, em especial para pássaros”, garantiu o vice-prefeito.

Em dezembro de 2023, houve a instalação de grades nas lacunas da parte instalada do muro de vidro e parte do plantio de árvores. Neste ano, o espaço precisará de manutenção, como controle de pragas e adubação.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

A mais recente e escandalosa polêmica envolvendo Dona Ruth

Mãe de Marília Mendonça, Dona Ruth ganhou notoriedade na mídia após a morte trágica da filha, em 2021. Quatro anos depois, ela voltou ao...

Revolução Constitucionalista: 4 vezes que o tema apareceu nos vestibulares

A Revolução Constitucionalista, que marca o feriado desta quarta-feira (9 de julho) em São Paulo, remete ao levante armado do estado contra o governo...

Líder do PT: Vamos discutir medidas para evitar cortes

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou à CNN nesta terça-feira (8), que será discutido “medidas para compatibilizar” o prejuízo do...