A prova do Vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) será aplicada neste domingo (6), às 13h30, em unidades de ensino de todo o estado de São Paulo. Segundo o CPS (Centro Paula Souza), autarquia que administra as Etecs, mais de 64 mil candidatos farão exame para concorrer a 36.346 vagas em cursos técnicos.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados, impreterivelmente, no horário de início da avaliação. O ideal é chegar com antecedência para localizar a sala e evitar imprevistos.
O participante poderá responder à avaliação em até quatro horas. Após o início do exame, é obrigatória a permanência na sala até, no mínimo, as 15h30. A partir desse horário, será permitido deixar o local e levar o caderno de questões.
Para fazer a prova, o candidato deverá apresentar:
- Documento de identidade original com foto, em bom estado de conservação;
- Caneta esferográfica de tinta preta ou azul
- Lápis preto nº 2
- Borracha
- Régua
Formatos de prova
A estrutura do exame varia de acordo com o tipo de curso escolhido:
- Cursos técnicos (primeiro módulo – presencial, semipresencial ou on-line): 50 questões de múltipla escolha, com conteúdos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental II, além de competências e valores que estimulam o pensamento crítico e a responsabilidade social.
- Vagas remanescentes (segundo módulo): 30 questões relacionadas às competências do primeiro módulo da habilitação técnica escolhida. O candidato precisa acertar, no mínimo, 16 questões para ser classificado.
- Especializações técnicas: prova com 30 questões objetivas sobre conhecimentos específicos da habilitação técnica anterior.
- Exceção: candidatos à especialização em Gestão de Projetos (EaD) responderão a 30 questões divididas igualmente entre Português e Comunicação (15) e Matemática (15).
Mais detalhes sobre os conteúdos das provas podem ser consultados no Manual do Candidato.
My Chemical Romance no Brasil: 5 músicas da banda para estudar inglês