Ícone do site O SERINGAL

Vôlei: Brasil perde para Itália por 3 sets a 1 na final da VNL

volei:-brasil-perde-para-italia-por-3-sets-a-1-na-final-da-vnl

Vôlei: Brasil perde para Itália por 3 sets a 1 na final da VNL

A Itália venceu o Brasil por 3 sets a 1 em duelo válido pela final da Volleyball Nations League (VNL), neste domingo (27/7), em Łódź, na Polônia. As europeias conquistaram o tricampeonato da competição e se igualaram aos Estados Unidos como maiores campeãs da Liga das Nações, com três títulos cada.

A campanha da Itália no torneio foi impecável. As italianas foram campeãs com 100% de aproveitamento, vencendo todos os jogos disputados.

Com a derrota, o brasil amarga mais um vice-campeão da Liga das Nações. As Canarinhas ficaram com a segunda posição em três edições (2019, 2021 e 2022), e agora batem na trave mais uma vez, em 2025. Durante a campanha, o Brasil perdeu apenas um confronto antes da final, justamente contra a Itália, por 3 sets a 0.

4 imagensFechar modal.1 de 4

2 de 4

3 de 4

4 de 4

Leia também

Como foi a partida

O Brasil entrou em quadra com leveza, mas mostrou solidez defensiva e soube explorar as falhas do adversário, abrindo vantagem logo de início, estando com o placar favorável em 8/4 . As italianas reagiram com força, principalmente nos bloqueios, e conseguiram a virada no final do set quando o marcador indicava 21/17. Quando tudo caminhava para o set terminar em favor da equipe europeia, a Seleção Brasileira reagiu com autoridade, marcando sete pontos seguidos e garantindo a vitória na parcial por 25/22.

O Brasil voltou para o segundo set com desempenho muito abaixo do mostrado na primeira parcial. A equipe teve dificuldades para pontuar no ataque e cometeu uma sequência de erros, como toques na rede, o que permitiu à Itália abrir larga vantagem no placar, chegando a 13/5. O técnico José Roberto Guimarães tentou reagir com mudanças, colocando Helena e Kisy, mas as alterações não foram suficientes para mudar o cenário da partida. A seleção europeia administrou bem a vantagem e fechou com tranquilidade o terceiro set por 25/18

O terceiro set foi de muito equilíbrio. Brasil e Itália dividiam a liderança da partida ponto a ponto, porém, as Canarinhas falharam no bloqueio e cederam quatro pontos de vantagem para as italianas, que chegaram a pontuar 16/12. A Itália seguiu colocando bola no chão da quadra brasileira e essa vantagem só aumentou. Apesar disso, o Brasil conseguiu encostar no placar em momento crucial no set e chegou a ficar com somente um ponto de diferença. Mas a Itália voltou a atacar bem e fechou a segunda parte do jogo por 25/22, mesmo placar da etapa que abriu a decisão.

No quarto set, a Seleção Brasileira conseguiu acompanhar a Itália ponto a ponto durante a parcial. Porém, nos momentos finais, a equipe europeia aproveitou uma série de bloqueios para abrir vantagem e fechar o set em 25/22.

Assim, a Itália mantém uma sequência de 29 jogos sem derrota, incluindo dois títulos da Liga das Nações Feminina e uma medalha de ouro olímpica nesse período.

 


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile