Waack: Amplia-se o racha feito por Trump na direita brasileira

Donald Trump está ajudando a produzir um grande racha no espectro político de direita no Brasil, que vai de um centrismo amorfo até uma extrema-direita hostil a quem quer que não obedeça cegamente Jair Bolsonaro.

Deputados de oposição racharam com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que não andou com a pauta de anistia ampla, conforme pretendido por eles. E ainda passou o trator por cima deles, proibindo sessões durante o recesso parlamentar.

Racha significativo está se aprofundando em setores da economia — particularmente a agroindústria — ligados a Bolsonaro, nos quais está sedimentando rapidamente a noção de que a campanha do clã Bolsonaro em favor do tarifaço de Trump só traz prejuízos.

Setores da indústria e do comércio já haviam chegado a essa conclusão — igualmente o das finanças. Também a cúpula das Forças Armadas teme pelo pior: que um agravamento da crise leve a danos irreparáveis nas estreitas ligações do setor de defesa com os Estados Unidos e países da Otan.

Associar-se a Trump, especialmente com a subserviência praticada pelo clã Bolsonaro, tornou-se um problema tóxico na política brasileira.

E, de maneira inversa, chegou até ao Supremo, onde se produziu publicamente um racha quanto à aplicação das medidas cautelares contra Jair Bolsonaro impostas por Alexandre de Moraes — vistas como contraproducentes a partir da própria perspectiva do STF na luta política da qual é parte.

As negociações do governo não estão indo a lugar algum — não há pauta nem agenda.

Mas, do ponto de vista político, Trump está ajudando o governo Lula. Ele faz a China surgir como parceira melhor do que os Estados Unidos — velho sonho de Lula — e empresta a Lula uma causa.

Mourinho compara Benfica a Lewis Hamilton para rebater críticas de rival

Durante entrevista coletiva realizada neste sábado (27), José Mourinho, técnico do Benfica, respondeu às recentes declarações de Frederico Varandas, presidente do Sporting, rival histórico...

“Pluribus”: Vince Gilligan detalha final perturbador da 1ª temporada

Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers da 1ª temporada de “Pluribus” O episódio final da primeira temporada de “Pluribus”, de Vince Gilligan...

Corpo é localizado após queda de ultraleve em Copacabana, diz Bombeiros

Um corpo foi localizado no mar de Copacabana, na altura do Posto 3, após a queda de um avião ultraleve no início da tarde...