Waack: Na doutrina Trump para América Latina, Brasil é o alvo

Não serve de consolo. Mas o Brasil não é o único país, nesta parte do mundo, a ser maltratado por Donald Trump.

A Colômbia é o mais recente. Também por conta de um ex-presidente, conservador, ameaçado de condenação por um tribunal. Além de ser governado por um presidente de esquerda.

Mas a Colômbia não está ameaçada por tarifaço brutal — pelo menos por enquanto. Nem Trump exige do governo colombiano que o tribunal julgando o ex-presidente arquive o caso.

A situação brasileira é especial, mas está dentro de um padrão geral: considerar a região inteira como berço de problemas domésticos americanos — destaque para imigração e crime organizado.

E, na qual, o principal eixo de atuação é de enorme amplitude: combater a influência e poder da China. Uma espécie de Doutrina Trump.

É claro que lembra uma doutrina americana do século XIX: a Doutrina Monroe, segundo a qual os europeus teriam de ficar de fora de uma região reservada para os Estados Unidos.

A grande diferença agora é que, lá atrás, os Estados Unidos eram a potência crescente. E hoje, é uma potência com sinais de forte perda de poder relativo frente a seus desafiantes — especialmente a China.

E que, na cabeça de Trump, estaria melhor se o mundo fosse repartido entre uns dois ou três fortões — e que se virem os mais fracos designados para a área de cada fortão.

Na prática, Trump está empurrando o Brasil para os braços da China. Algo que ele provoca e, ao mesmo tempo, acha que consegue evitar aplicando violenta pressão sobre o Brasil.

É a situação na qual estamos. A racionalidade da geopolítica não é a mesma do comércio e da economia.

Dino se solidariza com Moraes após EUA aplicarem Lei Magnitsky

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal) prestou solidariedade ao colega Alexandre de Moraes, após o governo de Donald Trump, presidente dos Estados...

Equipe de MC Livinho atualiza saúde de cantor na UTI: “Dores intensas”

A equipe do cantor MC Livinho, 30, atualizou o estado de saúde do cantor nesta quarta-feira (30) após ele sofrer um acidente de trânsito...

Três criminosos morreram em confronto com PMs no RJ

Três criminosos morreram após um confronto com policiais militares do 14º BPM (Bangu), na manhã desta terça-feira (29), na comunidade da Vila Kennedy, Zona...