O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse, nesta sexta-feira (4), que discutiu defesas aéreas em uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo o líder ucraniano, Trump concordou em trabalhar para “defender o céu” de Kiev.
Zelensky acrescentou que discutiu com o líder dos EUA a produção conjunta de equipamentos de defesa, bem como compras e investimentos.
“Foi uma conversa importante. Concordamos em organizar uma reunião entre nossas equipes para fortalecer as capacidades de defesa aérea. Tivemos uma discussão aprofundada sobre a produção conjunta – algo de que tanto nós quanto os Estados Unidos precisamos”, afirmou o líder ucraniano.
Suspensão de apoio militar
Nesta semana, o governo dos Estados Unidos anunciou a suspensão de envio de algumas armas para a Ucrânia, incluindo mísseis de defesa aérea.
Segundo o Pentágono, a pausa acontece em meio a uma revisão de gastos militares de apoio americano a países estrangeiros.
O Secretário de Defesa, Pete Hegseth, aprovou a revisão, que, segundo ele, estava em andamento há meses. Não ficou imediatamente claro se o apoio militar fornecido a outros países seria afetado.
A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, afirmou que a decisão foi tomada “para colocar os interesses dos Estados Unidos em primeiro lugar”.