Enquanto Bocalom pede soltura e anistia a Bolsonaro, falta insulina pra diabéticos nas unidades de saúde de Rio Branco

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom e alguns de seus secretários estão se dedicando mais em fazer militância em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro do  que planejar e cuidar dos interesses da população que o reelegeu.

Pipocam denúncias de falta de insulina nas UBS’s e URAP’S da capital, o que vem causando enormes transtornos para centenas de pessoas que precisa  do medicamento, usado para controle de problemas provocado pela Diabetes.

Nossa equipe foi em algumas Unidades de saúde apurar as denúncias e de fato comprovamos a falta do medicamento na URAP Hidalgo Lima que fica na Baixada da Sobral. É uma das mais equipadas da capital. Segundo a atendente da farmácia, as pessoas estão indo atrás mas infelizmente está faltando e tem uma previsão de normalizar no prazo de dez dias. A aposentada Raimunda Gomes relatou o transtorno enfrentado com a falta de insulina. “Eu não posso ficar sem esse remédio. Já  fui em três outras unidades e a história é a mesma, faltou é não podemos fazer nada, eu espero que eles cuidem logo disso, porque estamos lidando com questão de saúde”, disse.

PARA QUE SERVE A INSULINA

A insulina tem a capacidade de captar a glicose que está no sangue, e levá-la para os órgãos do corpo, como cérebro, fígado, gordura e músculos, onde pode ser utilizada para produzir energia, proteínas, colesterol e triglicerídeos para dar energia ao corpo, ou para ficarem armazenadas.
O pâncreas produz insulina de 2 tipos:
1. Basal : é a secreção de forma contínua da insulina, para manter um mínimo constante ao longo do dia;
2. Bolus : é quando o pâncreas libera grandes quantidades de uma vez, após cada alimentação, impedindo assim, que o açúcar dos alimentos se acumule no sangue.

É por esse motivo que, quando a pessoa precisa utilizar insulina sintética para tratar a diabetes, também é importante usar esses dois tipos: uma que deve ser injetada uma vez por dia, e outra que deve ser injetada sempre depois das refeições.

Nós não conseguimos contato com o secretário de Saúde Renan Brits, mas fica o espaço para esclarecimentos de sua assessoria.

Trump impõe tarifa extra de 25% sobre a Índia por compra de petróleo russo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou decreto nesta quarta-feira (6) impondo uma tarifa adicional de 25% sobre os produtos da Índia, dizendo...

Pedido da oposição: Entenda o que seria o fim do foro privilegiado

A oposição ao governo articula uma pressão na Câmara dos Deputados pela tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar...

Análise: Início de tarifa entra no radar do mercado

A partir desta quarta-feira (6), os Estados Unidos começaram a aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados, em uma medida que impacta...